Radio Fonte de Aguas Vivas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Por que batizar por imersão?

O batismo é um mandamento do Senhor (Mateus 28:19), e quem crê deve ser batizado. Mas alguém pergunta: “Batizar, sim… mas por que por imersão?” Considere os  quatro pontos abaixo.

1) O Exemplo Bíblico – A Bíblia não afirma que os batismos ali descritos foram por imersão (nem seria necessário; veja o ponto 4), mas eles são associados com muita água, sugerindo tal pratica (João 3:23; Atos 8:38-39, etc.).  

2) O Exemplo Histórico – Historiadores escrevem que, no inicio desta era, o batismo era por imersão; formas diferentes só apareceram depois.

3) O Significado do Batismo – O significado do batismo é exposto em Romanos 6:1-14 é um testemunho de que o cristão está identificado com Cristo, morrendo para o pecado e ressuscitando para uma nova vida. A imersão expressa isto perfeitamente: ao desaparecer nas águas estamos, simbolicamente, sendo sepultados com Cristo; ao emergir, ressuscitamos, em figura com Ele. Nenhuma outra forma de batismo pode representar estas verdades tão adequada e claramente.

4) O significado da Palavra – A palavra “batismo” não é propriamente da língua portuguesa, mas foi transliterada do vocábulo grega que significa “imersão, mergulho”. Portanto, quando a Bíblia fala de batismo, está usando uma palavra que quer dizer mergulhar, imergir.

O ensino da bíblia é claro. O Senhor Jesus ordenou que quem cresse fosse batizado (literalmente, “mergulho”), num testemunho publico da transformação que a salvação produz. Foi assim que a igreja primitiva e os apóstolos fizeram. Sem duvida é assim que devemos fazer, ainda hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário