Radio Fonte de Aguas Vivas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

As Quatros Estacões Espirituais.


As Quatros Estacoes Espirituais
Mc 11. 12-14 / 20,21


Introdução: Jesus tinha acabado de ter sua entrada triunfal em Jerusalém, tinha entrado no templo e tinha tido o sentimento de que não havia mais nada a fazer.Ele vai para Betania passa a noite ali e depois sai da cidade e encontra a figueira e ali procura nela frutos.
 Figueira: 
 
História: A figueira do figo comestível (Ficus carica) é a primeira planta descrita na Bíblia, quando Adão se veste com suas folhas, ao notar que estava nu. A origem da espécie parece ser do Oriente Médio.(Gn 3:7)

O figo comestível era cultivado em todas as civilizações do Mediterrâneo na antigüidade, incluindo os povos egípcios, judeus, gregos e romanos. O figo comestível tinha a vantagem de poder ser secado e se manter adequado à alimentação durante meses. Para atravessar o deserto, os povos antigos do Oriente Médio e norte da África utilizavam frutas secas, entre elas o figo, ricas em nutrientes e fáceis de conservar.
Como as espécies ocorrem nos continentes americano, africano, asiático, na Europa e na Oceania existem várias tradições culturais dos povos destes continentes, incluindo tradições religiosas, que tratam de figueiras.

O figo é considerado um fruto sagrado para os judeus. Ele faz parte dos sete alimentos que crescem na Terra Prometida, segundo a Torá (Deut. 8), o Antigo Testamento dos cristãos. São eles: trigo, cevada, uva, figo, romã, oliva e tâmara (representando o mel).
Para os budistas a figueira Ficus religiosa é venerada pois, debaixo de uma delas, Buda alcançou a sua revelação religiosa.
Na Grécia antiga o figo era considerado um importante alimento e a sua exportação era proibida.
Raizes Profundas Crese de uma maneira rápida e são profundas
Serve de alimento: Por fornecerem alimentos a aves, símios, morcegos e outros animais dispersores de sementes, têm importância na preservação das vegetações nativas tropicais e subtropicais. Os figos caídos no solo e na água servem também de alimentos a vários outros animais, incluindo peixes e insetos.

Reprodução: As figueiras possuem um dos sistemas de reprodução mais curiosos da natureza. Suas flores, encerradas nos sicónios, não têm contato direto com o ambiente externo, de forma que o pólen não pode ser transferido de uma planta a outra espontaneamente.
Por fornecerem alimentos a aves, símios, morcegos e outros animais dispersores de sementes, têm importância na preservação das vegetações nativas tropicais e subtropicais. Os figos caídos no solo e na água servem também de alimentos a vários outros animais, incluindo peixes e insetos.
Navegue na Palavra
Durante o ano passamos por quatro estações (Outono, Inverno, Primavera e Verão) é inevitável, temos que passar por elas.  As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.
Na vida espiritual também enfrentamos as mesmas estações cada uma com suas peculiaridades, suas dificuldades e suas facilidades. 

Outono – De 21 de Março a 21 de Junho: 
Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.
Na vida espiritual também enfrentamos esta estação, onde colhemos e começamos a viver a colheita. Mas também é nesta estação que as folhas caem, os frutos já acabaram, pois nos alimentamos e todos que nos cercam.
É quando as já não há mais beleza alguma, quando só  existem galhos secos. A maioria dos que diziam que nos amava se afastam pois não há mais frutos nem folhas para fazer sombra, não há mais o que os entenreçam. Quando enfrentamos a solidão e vemos os dias acabarem rápido, sem vermos escapes e nem nossos sonhos serem realizados 

Inverno: De 21 de junho a 23 de setembro 

Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera.
O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. 
Como a temperatura cai nessa fase, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa, principalmente debaixo das cobertas!
Passamos também por esta estação, onde enfrentamos momentos de frieza e escuridão na fé em nossos relacionamentos e preferimos  ficar escondidos, recolhidos, escondidos, dentro da caverna.
Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro. 

Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão. 
Com o fim do inverno, os voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem. 
A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.
Quando começamos a ver a luz e o calor vencendo o frio e a escuridão do inverno, estamos radiantes super felizes, confiantes, estamos confiantes, bem em nossos relacionamentos. 

Verão: De 21 de dezembro a 21 de março. 

Chegou o Verão, a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. 
As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu fica, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor. 
O verão é uma estação muito gostosa, com a chegada das férias e um clima de alegria no ar.
A estação prefeita, a estação da esperança,  estação de  comunhão  e intimidade onde exalamos a perfeita adoração e chamamos a atenção de Deus que derrama sua chuva sobre nós. A estação do natal e ano novo onde pedimos perdão nos reconciliamos com quem amamos e fazemos projetos para o ano que está para chegar.

Conclusão:
 Precisamos entender que inevitavelmente em nossa caminhada enfrentaremos estas estações e não podemos nos envergonhar quando choramos, não precisamos esconder nossos sentimentos. Em cada uma delas aprenderemos muito.

Precisamos comprender que cada estação tem seu inicio e seu fim.


Aquela figueira não foi amaldiçoada por que não tinha frutos pois não era tempo de frutos e sim por que estava em uma estação e aparentando viver em outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário