Radio Fonte de Aguas Vivas

sábado, 17 de dezembro de 2011

A salvação um dom da Fé.

Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. (Mateus 10:39)
Muitas são as especulações humanas de como faremos perder uma vida, vejamos algumas:
1 – Alguns vendiam tudo que tinham para darem aos pobres.
2 – Outros abandonavam a vila onde moravam e a vida que tinham para viverem em lugares íngremes pregando o evangelho.
3 – Muitos enchiam sua residência de órfãos.
Conclusão:
O apóstolo Paulo numa inspiração fantástica dada pelo Espírito Santo afirma: O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Mas, acima ele, Paulo, categoricamente diz: “Sem amor, eu nada seria”. Naturalmente, as ações dos cristãos são priorizadas pelo amor e não pelo “negócio”, pela urgência em ter alguma atitude de salvo. É exatamente neste mistério que muitos se salvam e alguns são condenados. Quando cremos que Jesus fez tudo para salvar o homem do seu pecado é irrefutável que nada mais pode ser acrescentado, a não ser o dom da fé dado por Deus. Esta mesma fé que salva é desprezada, substituída, preterida pelo dom da prosperidade.



Tema:
Texto Áureo: Felipe 8:26-31 -
26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. 27 E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, 28 Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. 29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. 30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? 31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
1 – Obediência ao Espírito da parte do Profeta
Se o Profeta não obedecer ao envio de Deus não haverá execução da Vontade de Deus.
2 – Obediência ao Espírito da parte do Eunuco
Se o homem resistir a Ação do Espírito não haverá conversão e entendimento da Palavra de Deus.
3 – Obediência ao Espírito mediante a Palavra de Deus
Ouvindo a Palavra de Deus o homem obedece sem resistência.



Tema:
Texto Áureo: – Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. (1 Tess. 1:5)
Introdução – Os novos convertidos sofrem para encontrar uma organização com algum nível de comunhão que redunde nos frutos do Espírito. Este esboço tem a intenção de nos advertir a respeito desse importante fundamento do Cristianismo.
1 – O evangelho não consiste em palavras – Muitos de nós ama da boca pra fora, louva a Deus e com a mesma boca amaldiçoa seu irmão considerando-o inútil e imprestável. Não devíamos ser assim. É altamente condenável uma liderança reclamar do nível espiritual ou da capacitação dos seus liderados. Se sob a sua liderança não tem bons músicos dê Glória a Deus e agradeça pelos músicos de uma nota que há para adoração a Deus. É Ele quem dá o crescimento, no momento em que Ele considerar melhor, enviará maestros e orquestra completa.
2 – O poder do Evangelho em que consiste nos últimos dias se não em manifestação do poder financeiro e da capacidade de alcançar grandes rebanhos sem levar em consideração a consistência doutrinária do que é pregado.
3 – o amor… Sem comentário.
Conclusão – Não é apenas o pastor que deve dar os frutos do Espírito Santo, todos da comunidade devem esforçar em produzi-los. Enquanto você reclama que não é amado, ame. Enquanto você diz que os líderes são frios, traga o calor da unção. Jesus rasgou o véu, o acesso a Deus é para todos que crêem. Use a fé e se salve, salvando alguns.
Deus continue nos abençoando.



Tema:
Texto Áureo: Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.
(2 Co. 11:30)
Introdução: Os mais experimentados na Palavra de Deus sabem que os mistérios de Deus são mais do que podemos supor, imaginando com nossa mentalidade pequena. A intenção desse esboço é alimentar a fé e a esperança de alguns irmãos que se desviam por não se sentirem aptos, ao nível elevado que alguns “cristãos” lhe exigem para serem aceitos como cidadãos do céu.
Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. (Gálatas 6:1 )
Duas posições bem plausível de nos encontrarmos – infelizmente, somos duros na hora de conduzirmos os outros. Mas, nos inocentamos enquanto aos outros impomos jugos e sentenças sem observarmos a Graça derramada na cruz por Jesus.
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.(1 Co. 10:13
Apesar de Paulo ter nos ensinado assim não nos responsabilizamos, antes culpamos satanás sem nos analisarmos.
Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. (1 Pe 4:2)
A melhor parte, andarmos segundo a vontade de Deus.
Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva. (2 Co 10:18 )
Sem nenhuma reserva Paulo afirmou que não louvaria (gloriar-me-ei) a não ser nas suas fraquezas. Hoje é mais fácil ouvirmos historietas de sucesso, fama, poder e prestígio do que de real humanidade dentro de um corpo humano.
Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. (Tg. 1:12)
A tentação da provação é-nos fundamental para medirmos a capacidade de permanecermos na presença de Deus apesar de nossas fraquezas.
Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. (Lc. 21:15 )
Aquele que busca a Deus e está com Deus saberá a razão de sua fé. A fé não pode iniciar em preceitos humanos. É como instruiu Paulo: Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. (Cl 2:20-23)
Conclusão: Quanto mais vemos as pessoas se esforçarem para demonstrar uma aparência de salvos, percebemo-la não vêem em si como afirmou Paulo: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar ( 2 Co. 2:17)”.
Somos salvos pela esperança (Rm 8:24). Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus (Ef. 2:8). A nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef. 6:12).
Enfim, aquele que foi escolhido, chamado e predestinado a salvação como afirmou Paulo estimulando os irmãos de Roma a perseverarem apesar das dificuldades, devem ter a seguinte convicção: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 8:39)”.
Descansemos os nossos corações e prossigamos para o alvo, certos de que mesmo que os nossos “pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que eles sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã (Is 1:18).



Tema:
Texto Áureo – Mc 10 – 2:12
Introdução – É por término a discussão ensinar que o fim da lei é o amor. Entretanto, sem usar esse recurso, para tentar explicar aos novos fariseus – ainda temos necessidade da busca da resposta: “Por que mandou então Moisés dar carta de divórcio e repudiar {a mulher}?” (Mt. 19:7)
I – Necessitamos de consciência da Nova Aliança.
II – Quando citamos a Constituição como base para nossas decisões espirituais incorremos numa colisão com a vontade de Deus.
III – “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher” (I Tm. 3:2).
IV – Jesus afirmou: “É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei. Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério: e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério” (Lucas 16:17-18).
V – Quando foi perguntado pelos fariseus, no Evangelho segundo Marcos, se “é lícito ao marido repudiar sua mulher”, Jesus respondeu com uma pergunta: “Que vos ordenou Moisés?” Tornaram eles: “Moisés permitiu lavrar carta de divórcio e repudiar” (Mc. 10:2-4).
VI – Há uma lei! A lei se encontra em Deuteronômio 24:1-4,
“Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa; e se ela, saindo de sua casa, for e se casar com outro homem…”(Dt. 24:1-2).
VII – Mateus 19:3-10 relata que os fariseus perguntaram a Jesus sobre esse assunto. Depois que Ele afirmou: “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (v. 6), eles indagaram: “Por que mandou então Moisés dar carta de divórcio e repudiar {a mulher}?” (v.7). Jesus respondeu: “Por causa da dureza do vosso coração” (v.8).
VIII – Jesus demonstrou para os fariseus que o pecado do adultério não era apenas imputado a mulher como eles faziam. Como sabemos – pena de morte. Hoje banalizaram o divórcio, alguns já estão entrando no 5º ou 6º casamento com a mesma normalidade com que trocam de automóvel.
Conclusão – Muitas pessoas afirmam que um esposo traído produz escândalo quando perdoa sua mulher; nestes últimos tempos estão tentando transformar a família numa instituição abominável aos olhos do Senhor e banalizar o divórcio.
A aplicação de obediência ao princípio do perdão é o melhor efeito legal a ser usado pelo cidadão do céu. Os que estão em Cristo não terão nenhuma dificuldade em acatar esse ensino divino; se considerarmos que adulteramos contra Deus todos os dias e Deus nos perdoa com seu infinito amor.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. (1Jo 2:10).



Tema:
Texto – Romanos 12:9-16.O Cardeal Ratzinger, hoje Papa Bento XV, instituiu 2008 como o ano Paulino. Todos sabem que sem Paulo não haveria o cristianismo e seus dogmas. Foi Paulo, um homem raro, defensor crítico das suas posições, um homem único. Um sacerdote que esteve à altura do sacrifício redentor de Jesus. Enquanto ele nos pede que o imite, temos vergonha de sermos imitadores de alguns dos nossos sacerdotes.
Pensando sobre os temas que me aflige encontrei Romanos 12:9-16.
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Inúmeras vezes recebemos aquele abraço apertado e aquele tapinha nas costas de mentes más e somos conduzidos como ovelhas mudas ao matadouro.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Como temos desprezado esta palavra e preferido os que não são nossos irmãos em desobediência a palavra de Deus.
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Infelizmente, ainda hoje temos agido assim: deixando para amanhã o cuidado com nossos irmãos.
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Temos sofrido muito nesses últimos dias. Mas, a nossa esperança é Cristo. A tribulação é o nosso dia mau. Precisamos pacientemente suportar para vencermos, sempre perseverando em oração.
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
Aqui surge um ponto muito difícil. Precisamos ter o dom de discernimento para encontrarmos um santo nos últimos dias para lhes comunicar as nossas necessidades.
A hospitalidade – nos últimos dias, raramente aparece alguém em nossa porta nos pedindo para pernoitar como nos tempos de Paulo; entretanto, muitos chegam na hora do almoço e nos pedem um copo com água. Deveríamos convidar hospitaleiramente para almoçar e não entregar um copo de água.
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Não podemos negar que em nossos momentos de ira. Nós somos infiéis com essa palavra.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Temos em nossa comunidade o hábito de irmos ver nos hospitais os assassinados e irmos aos locais de acidentes vermos os que foram lesionados. Todos devem concordar que os cristãos não devem proceder assim.
Sede unânimes entre vós;
É o vínculo da perfeição, sem unidade, sem comunhão não estamos em Cristo.
não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes;
Este versículo implica no controle total da inveja.
não sejais sábios em vós mesmos;
Muitos se auto-exaltam. Pensam que sem eles os grupos não funcionariam, bobagem. Deus usa quem ele quer, quando quiser.



Tema:
Texto – Isaías 46:12,13
Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça. Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel a minha glória.
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Mateus 10:7
I – O que é essa dureza de coração?
A dureza de coração é a condição daquele que não admite a sua condição de incapacidade de salvar-se. Suas obras não lhe fazem cidadãos do céu. É preciso confiar na providência divina do bendito Salvador.
II – Como aproximar-se da justiça de Deus?
Os que são de Deus agem segundo seus princípios.
III – Como alcançar a salvação?
Quem não se sente salvo, não pode levar outros a salvação. Quem tem vergonha do que é não vai convidar outros a ser iguais a si.
Conclusão – A função apologética da Igreja é primordial para o estabelecimento da justiça e consecução da salvação. É momento de nos avaliarmos e passarmos a dirimir as dificuldades e evangelizarmos.



Tema:
Texto – I co 11:28
Introdução – Ainda é um fato lamentável a existência de pessoas no hall a existência de pessoas no hall da Igreja que estão mais preocupadas em julgar os outros; avaliar a quantidade do dízimo desse ou daquele irmão – seria bom se o pecado fosse meu; mas, infelizmente é claro a efetiva discriminação entre pobres e ricos.
I – Examine-se a si mesmo
Como nos inocentamos e nos consideramos fiéis e mais aptos do que este ou aquele.
II – Não fomos chamados para julgarmos este ou aquele filho dos outros.
III – Nosso chamado para orientar ao caminho da luz.
Conclusão – A criticidade é a ferramenta de satanás mais eficaz nos últimos dias. O mundo pede nao critique, auxilie. A filiação a Deus depende efetivamente dos frutos produzidos pelo cristão. Cada um deve buscar produzir os melhores frutos para estando debaixo do sangue de Jesus sentir-se convicto que nada pode nos separar do amor de Deus.




Tema:
Texto – I co 12:12
Introdução – Todos nós já fomos feridos em algum momento de nossas vidas conjuntamente com o corpo de Cristo – A Igreja.
- Inveja – Porque Deus abençoou “A” com tudo e a mim com “isso”.
- Vanglória – Deus me usa. Sou semprea abençoado.
_ Timidez – Eu não sou capaz. Deus não me chamou. Eu canto mal.
- Preguiça – Isso não vale a pena. Depois, nada acontece.
- Ambição – Aquela cadeira vai ser minha.
Conclusão – A diversidade foi criada por Deus para que uns dependam dos outros. Para que uns respeitem e amem aos outros.



Tema:
Texto Auréo: Mt: 13:19-23
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Introdução: Todos já tiveram contato com a palavra do Reino? Cada um deve examinar-se a si mesmo e concluir as suas condições junto a incumbência de missões dada por Jesus a Igreja, com a intenção de rever-se, melhorar-se.
I – Semeados à beira do caminho; ouvem e não compreendem.
II – Semeado em solos rochosos, ouvem e recebem com alegria; mas chegando à angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
III – Semeando entre os espinhos, ouvem a palavra; porém os cuidados do <mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra e fica infrutífera.
IV – Os semeados em boa terra compreendem e frutificam, produzem a cem, a sessenta e a trinta por um.
Conclusão:
Ao que perserverar até o fim e sê achado fiel, terá a vida eterna. (AP. 2:10)




Tema:
Texto Aureo: Fl 3:8-11
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
Introdução: Antes havia um brado de desgosto quando alguém utilizando-se de expediente maligno, deturpando as minhas palavras tentavam colocar um amigo ou irmao contra mim. Agora entendo e ensino que é mister que os filhos das trevas dêem seus frutos de malignidade; enquanto nós que nos sentimos debaixo da Graça de Deus vamos pedindo misericórdia.
I – O homem analisa os prejuízos das suas ações e palavras ao Reino de Deus.
II – O homem não coloca outrem contra outro irmão ou amigo se se sente um homem do Reino de Deus.
III – O homem do Reino busca sempre a paz
IV – O homem do Reino busca sempre estabelecer a verdade
V – O homem do Reino não busca uma verdade leviana: és o filho de Deus? transforma essas pedras em pão.
Conclusão – O valor que damos ao Reino é o valor que damos a salvação de nossa própria alma.





Tema:
Texto Aureo: I co 2-5:11
Introdução: A disciplina de um membro faltoso pela Igreja ainda é um tema altamente polêmico. Abordemos o ensino de Paulo aos Coríntios.
I – Considerar o pecado motivo de tristeza para todos
II – Perdoar e confortar
III – Exibir amor pelo irmão infrator
IV – Quem exige dos outros deve obedecer também
V – O perdão não é um bem pessoal é uma demonstração de se estar na presença de Deus.
VI – É necessário perdoar para que satanás não se aproveite dessa situação.
Conclusão – Devemos demonstrar amor ao próximo ao invés de querer exibir a nossa força em corrigir os outros e normalmente, alguém mais pobre e em condição social inferior. O pecado de um irmão que possui carro e tem condições de dar dízimos altos deve ser corrigido com o mesmo amor de um pobre ladrão.





Tema:
Texto Aureo: Js 10:13
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
Introdução: A ciência não questiona o que ela entende. Entretanto, é racional acreditar que nas sobras de um parto há vida? É inteligível, aceitarmos que no líquido seminal surge uma mente brilhante como Sthephen Hawkins?
I – A ação sobrenatural de Deus não é inteligível para os que não possuem o Espírito – Rm 8:5
II – Jesus falou ao mundo por parábolas. Quando questionados pelos discípulos, Jesus afirmou: A eles não é concedido conhecer os mistérios do Reino. Mt. 13:11.
III – A infantilidade da ciência diante do Poder de Deus.
Hb 5:13 – A ciência e seus sábios não se satisfariam com explicações sobre o fato narrado no livro de Josué dado haver inúmeras outras questões não compreendidas por estes.
Conclusão – sem a compreensão proporcionada pelo Espírito Santo sobre os mistérios de Deus nenhum homem poderá compreender, aceitar e não blasfemará contra Deus.





Tema:
Texto Aureo: Ef 6:14 e I Tm 3:15
Introdução: O contrário a Verdade não agrada a Deus e nem faz parte do caráter de Deus. Ainda o contrário a Verdade demonstra total desafeição aquele que nos amou primeiro e com excelente Verdade e interesse, fazendo tudo para resgatar o homem a sua condição inicial de ligado a sua Verdade e amor.
- Jesus é a verdade – Jo 14:6
A verdade encarnada Jo 1:14
Revestivos do Senhor Jesus Rom 13:14
Todas armaduras de Deus estão em Jesus.
Revestivos de Jesus, firmes na verdade.
- A Palavra de Deus
Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Jo 17:17
A decadência moral e espiritual se dá pelo afastamento da Palavra de Deus – 1 Co 1:21
- O Espírito da Verdade
Habita convosco Jo 14:17
O Espírito nos encaminha Jo 16:13
Conclusão – O Espírito Santo não nos faz fazer nada contrário a Palavra de Deus. Infelizmente, a Verdade tem sido tão vilipendiada nos dias atuais.





Tema:
Introdução: Dentre tantas necessidade para o homem cristão vencer esse mundo existem inúmeras; a produção da fé é fundamental, a Bíblia chega a afirmar que sem fé é impossível agradar a Deus. E como produzir a fé? Como saberemos se temos fé? Vou listar apenas 3 elementos fundamentais para a produção da fé:
Coragem – o medo impede o homem de avançar. Muitas pessoas tem ficado no meio do caminho por falta de coragem. Quando um homem ou uma mulher de Deus não tem uma atitude de fé é por que lhe faltou coragem.
Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó. Josué 6:25
Obedecer a Deus – Sem obediência a Palavra de Deus não é possível a manifestação da fé em Deus.
Usar as armaduras de Deus – é preciso coragem e obediência. A coragem produz resistência. (Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Efésios 6:13)
Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? 1 Samuel 17:26
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Conclusão – Assim a fé se fundamenta.



Tema:
Introdução: Estamos diante de diversas confluências teológicas. Graças a Deus sabemos do que se trata e por que essas “coisas” escandalosas acontecem. Lamentavelmente algumas pessoas não entendem a posição de Jesus no teor conviver com Judas e tolerar Pedro e Tomé. Consideram que o Cristianismo precipua uma assépcia no outro. Não, o Evangelho é cada um limpe-se a si mesmo. Enfim, somos duros e no rigor da letra com o outro. Mas, não olhamos os nossos defeitos e não os tratamos com o rigor da Lei.
O que nos leva ao Escândalo? Vejamos alguns exemplos:
I – Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Romanos 14:13
II – Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Romanos 14:20
Seria inacreditável se não fosse verdadeiro, muitas pessoas pedem a morte quando recebem uma visita para almoçar nas suas residências. Se tratam mal os irmãos, como não tratarão os de fora?
III – Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 1 Coríntios 1:23
Um homem que morre para salvar a humanidade.
IV – Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. 1 Coríntios 8:9
A liberdade de alguns fazem mal para muitos que não conhecem a Deus.
V – Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. 1 Coríntios 10:32
Como é difícil cumprir isso. Deveria ser muito fácil.
VI – Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 2 Coríntios 6:3
Infelizmente, nós temos nos comportado de maneiras inaceitáveis para cidadãos do céu e filhos do Altíssimo.
VII – Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Filipenses 1:10
Temos aprovado o pecado e a indecência para agradarmos aos irmãos e as autoridades e sujamos nossas vestes sacerdotais.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. 1 João 2:10
Todos os pecados derivam da ausência de amor ao próximo.
Conclusão: Pelos tratos ministeriais e os interesses particulares tem sido inconcebível pregar a doutrina de afastamento do pecado. Os homens não tem interesse em mudança. Querem permanecer do jeito que estão, duvidando de que a Justiça de Deus não tardará e nem falhará.


Tema:
Texto Áureo: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25
Introdução: A intenção desse esboço é aliviar e sustentar com a palavra de Deus os irmãos que guardam a Palavra de Deus apesar da pouca força. Sabemos que o depreendimento da Teologia da Prosperidade na vida espiritual de pessoas piedosas, tementes a Deus podem redundar, se estas não estiverem alicerçadas na Palavra de Deus, em desconfiança da fidelidade de Deus.
I – Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano; Eclesiastes 5:13
II – Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16:26
A Palavra de Deus não deve ser interpretada como regra de fé e prática para alcançar o Reino da Terra e suas riquezas, mas alcançar o Reino do Céu e suas bênçãos espirituais.
III – É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Marcos 10:25
As riquezas podem produzir avareza e arrogância
IV – E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. Atos dos Apóstolos 3:6
Aqui sim temos diante de nós uma riqueza ímpar do céu. Verbalizada pelo apóstolo Pedro. Ah! Como gostaríamos de ser ricos, Pedro! Ora por nós Espírito Santo, intercede por nós para que tenhamos em nossas vidas essa riqueza.
Conclusão:
Os amigos de Jó o acusaram de culpa diante das suas desventuras. É certo que Jó era um pecador remido, herdeiro do pecado original. Mas, não era ele o objeto da sua situação circunstancial. Demonstrando que não podemos criar uma variável das desventuras terrenas ligando-a as consequencias da vida pecaminosa. Se isto fosse possível muitos não gostariam de servir a Cristo, já que muitos arrogantes e ateus não buscam andar na presença de Deus e muitos deles prosperam em bens materiais.


Tema:
Texto Aureo:
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade – Ef 6:14a
a coluna e firmeza da verdade. I Tm 3:15b
Introdução: Vivemos uma grande crise de moralidade, tanto interna quanto externa. Imoralidade conflitante com os bons costumes. O propósito das cartas de Paulo era conclamar os irmãos ao permanecerem firmes, apesar de tantos ventos impulsionando a Igreja a desviar-se da verdade.
I – Jesus é a verdade – Jo 14:6
II- Jesus é a verdade encarnada – Jo 1:14
III – Revestivos do Senhor Jesus – Rom 13:14
Todas as armaduras de Deus estão em Jesus
Revestidos de Jesus, permanecei firmes na verdade
IV – A Palavra de Deus
Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade – Jo 17:17
V – A decadência moral e espiritual se dá pelo afastamento da Palavra de Deus
VI – O Espírito da Verdade
Habita conosco – Jo 14:17
O Espírito nos encaminha – Jo 16:13
Conclusão: O Espírito de Deus não nos dirige a agirmos contrários a Palavra de Deus. Embora muitos se dizendo de Deus e por interpretarem a Palavra erradamente guiam a muitos para o Inferno.



Tema:
Texto Aureo:
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:48
Introdução: A Santidade envolve toda a nossa vida. No trabalho, na escola, na família sendo sempre referencial de obediência a Palavra de Deus.
I – Amar ao próximo
- É fácil, é difícil. Não importa, serão inúmeras opiniões; a de Jesus é única: o meu jugo é leve e o meu fardo é suave.
II- Amar ao teu inimigo
Algumas pessoas procedem junto a nós de maneira leviana; umas estão investidas de autoridade; mas, seus procedimentos demonstram que elas não fazem parte do Reino de Deus espiritual, são irmanadas, são líderes mas, não estão alicerçadas em fazer a vontade do Pai.
III – Agir com Justiça – Mt 5:20
O apóstolo Paulo chegou a afirmar que fez-se de tolo para ganhar os tolos. Nunca compreendemos isso como uma atitude espiritual. Vivemos mais preocupados com as nossas conquistas seculares do que em ganhar almas para o Reino de Deus. Assim, as coisas desse mundo se tornam mais relevantes que as do porvir.
IV – Não resistir ao mal – Mt 5:3
O próprio Jesus nos propôs a que não resistíssimos ao mal. É pena que nos encontramos endividados com inúmeras promessas e não buscamos cumprir a nossa parte no serviço do Reino de Deus.
Conclusão:
A Santidade é um bem inalienável e incorruptível. Quem é santo não vinga a si mesmo, não se ensoberbece, não injuria, não deseja mal. Quem é santo é santo.



Tema:
Texto Aureo:
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. Gênesis 25:34
Introdução: É inegável o poder e a autoridade do presente século. Não queremos transformar a mensagem do Evangelho em passe de mágica; vencer o mundo consiste em grande luta e forte determinação de não se render. Nos últimos dias, todas as mílicias do mal empreendem todas as potestades nesta contenda.
I – Muitas vezes fazemos como Esaú
- Cada um tem que avaliar com o que tem trocado a bênção de Deus.
II- A cultura tem sido um guisado de lentilhas
Muitas pessoas educadas na doutrina do Evangelho vão largar seus principios para ir atrás do trio elétrico.
III – A promessa de Deus para nós
Jesus disse que venceríamos o mundo e ao jovem foi mais contundente, afirmando que os jovens já tinham vencido o maligno.
Conclusão:
Cada um dará conta de si a Deus. Tem cristão que vai ao carnaval e tem a idéia de que continua espiritualmente vivo. Mas, é como escreveu Dodô e Osmar: atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu.



Tema:
Texto Aureo: Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.) Salmos 4:2
Introdução – Ao que ama e pratica a mentira existem sentenças. Ensinemos aos nossos filhos espirituais para que decidam por si só e estejam atentos as suas próprias obras: se são de Deus ou do pai da mentira.
1 – Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
Uma palavra tão clara como essa: quem mente está sendo usado por satanás.
2 – Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:25
Um pecado chama outro pecado, o pecado da mentira gera no homem outros pecados.
4 – Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:25
Conselho para que cada um se arrependa e passe a possuir os frutos dos que se salvam. Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Quem mente não está em Cristo, está longe do caminho e indo para a morte.
5 – A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 2 Tessalonicenses 2:9
Essa é uma dolorosa verdade. Muitos que fazem sinais e prodígios de mentira, contando bênçãos que não provêm de Deus, estão sob a atuação de satanás.
6 – Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 1 João 2:21
Aquele que é verdadeiramente de Deus acontece em algum momento de fraqueza deslisar e pecar. Entrementes, quando confrontado com a verdade (Jesus) ele se arrepende e retorna para o caminho, a verdade e a vida; deixando a mentira.
7 – E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. 1 João 2:27
8 – E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:27
9 – Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Apocalipse 22:15



Tema:
Texto Aureo: Hebreus 10:18-20
18 Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.
19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne.
Introdução: Alguns irmãos não entenderam ainda como é o acesso ao céu, não entenderam que sem o sacrifício de Jesus na Cruz não há homem que possa sentar-se à sua mesa para comer e beber do Sangue Carmezim, durante o memorial da sua morte na Celebração da Ceia do Senhor, o sangue que purifica o homem de todo pecado. A transcendência dessa condição é apenas compreendida pelos que possuem esse Conhecimento ortougado pelo Espírito Santo.
I – O que nos impede de tomar a Ceia?
Nossos pecados praticados deliberadamente, não confessado e não deixados.
II – O que é beber e comer indignamente o Sangue e o Corpo de Cristo?
É sabendo de estar vivendo no momento em condições incompatíveis com o Caráter de Cristo.
III – Como anulamos a eficácia do Sangue de Cristo em purificar-nos?
Não aceitando confessar e deixar o pecado.
IV – O que significa ser um pecador remido?
Aceitando a Jesus como Senhor e Salvador, condição sina qua non para adentrarmos as mansões celestias. É estar consciente de que somente o Sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado e sem Ele qualquer um está perdido para sempre.
Conclusão – Temos que tomarmos cuidado para que a nossa consciência não se cauterize e também que satanás não a impregne com conclusões malignas; tais quais: eu não me salvarei depois disso ou daquilo; nem também com outras idéias iguais; como: eu mereço a morte ou eu mereço o inferno.



Tema:
Texto Aureo: Mateus 25:35
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me.
Introdução: Não há Evangelho sem ação da Igreja. Alguns ensinam e pensam que precisam fazer alguma atividade para salvar-se, errado. Jesus já fez tudo na cruz. A atividade não salva e nem é sinal de salvação. Entretanto, são os pequenos gestos que demonstram a permanência do Espírito Santo de Deus no homem e alguns grandes gestos demonstram que o Espírito Santo não está momentaneamente atuando naquela pessoa.
I – tive fome e me deste de comer
II – tive sede e me deste de beber
III – era forasteiro e me hospedastes
IV – estava nu e me vestistes
V – enfermo e me visitastes
VI – preso e fostes ver-me
Conclusão: As ovelhas seguem seus pastores. Se os Pastores das Igrejas dormem no domingo à tarde, jogam futebol sábado à tarde e comem churrasco na sexta-feira o que esperam que suas ovelhas façam? Pregar o evangelho, doar-se na obra carismática de Jesus?
As ovelhas tem que seguir a Jesus. Se seguir aos homens vão desembocar no inferno. Muitos são guias cegos, guiando cegos para o abismo. Se você, irmão Pastor que está lendo esse texto, ainda não abriu nenhuma congregação, não viu uma congregação começar com um membro, durante 1 ano e depois de 5 anos de evangelização somente aos domingos a Casa encher-se da Glória de Deus e os chamados a salvação começarem a chegar, já é uma boa hora de começar esse trabalho.



Tema:
Texto Aureo: Efésio 3-12:17
12 No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.
13 Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória.
14 Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
15 Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
16 Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
17 Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
Introdução: A confiança na vontade de Deus deve ser maior do que qualquer adversidade. Devemos encorajar os irmãos a permanecerem firmes apesar de suas tribulações.
I – a nossa fé
Sabemos que a fé é um dom de Deus. Sabemos que a fé tem tamanho e sabemos que sem fé é impossível agradar a Deus
II – Revestimento no homem interior
Devemos incentivar os irmãos a serem melhores
III – Fundamentar os irmãos no amor
Sem amor não adianta fazermos a obra de Deus
Conclusão: É necessário ensinarmos que o serviço da obra de Deus não deve estar apenas fundamentado nas obras visíveis. O amor, a compaixão pelas almas perdidas são alicerçes indispensáveis ao serviço Cristão.



Tema:
Texto Aureo: 2 Co 7:9-10
9 Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Introdução: Muitos buscam mensagens de ano novo e alguns buscaram mensagens do natal. O ano de 2007, no geral, foi um ano maqueado por estatísticas e os prognósticos para 2008 são de positivismo exarcebado. Em 2008 alguns foram cassados e outros detestaram as críticas recebidas. Sem a certeza da salvação não adianta alegria e nem tristeza. Todo o Poder foi dado a Jesus e Ele decidirá o valor das nossas alegrias e tristezas.
I – A Palavra de Deus se completa
Aquele que ganhar a sua vida, perde-la-á e aquele que a perder por amor de mim, ganha-la-á
II – A alegria de Deus é mais proveitosa
A celebração natalina e do nascimento do novo ano redundam em tristeza. No natal, muitas almas foram ceifadas pelo espírito da vaidade.
III – A tristeza provocada pela Palavra de Deus
Muitos se entristecem quando entendem que não podem dar mão ao presente século e ganharem o Reino de Deus
Conclusão:
O mundo tem comemorado o nascimento de Jesus, mas distante dos seus ensinamentos. Tem esperado um ano novo mas, sem esperança na verdadeira Esperança. A Esperança é Cristo Jesus. Ressureto, não o Jesus menino. Mas, o Deus encarnado, o Verbo que se fez carne. O Redentor da humanidade.



Tema:
Apostasia
Introdução – Apostasia (do grego apostasia) – Substantivo feminino.
1. Separação ou deserção do corpo constituído (de uma instituição, de um partido, de uma corporação) ao qual se pertencia.
2. Abandono da fé de uma igreja, especialmente a cristã.
3. Abandono do estado religioso ou sacerdotal.
I – Apostasia na Igreja – tanto teológica como a moral
Hb 12:4
I Pe 1:15-16
II – Redunda em desrespeito a Bíblia
2 Tm 3:16
2 Ts 2:3
III – Apostasia sinal da volta de Jesus
Lc 18:8
I Jo 2:18
2 Ts 2:7
Conclusão – Alguns se desviarão por seguir doutrina de demônio. A responsabilidade de quem ensina é muita. A responsabilidade em prosseguir em conhecer é pessoal e ninguém deve fugir de sua responsabilidade pessoal.


Tema:
Introdução – A multiplicação da ciência é responsável pelo esfriamento do amor de muitos.
O aborto está em discussão e cabe a Igreja ensinar a Palavra de Deus e a vontade de Deus que é contrária a morte dos bebês inocentes.
Não matarás (Ex 20:13)
Não matarás o inocente (EX 23:7)
A vida é inviolável – (Dt 30:15; Sl 35:9; Lc 12:2)
Motivos pelos quais a vida informe tem que ser defendida – Sl 139:13-16
A vida é um dom de Deus – (JÓ 1:21 – Sl 31:15)
Conclusão – Matar um ser é inconcebível, senão se deseja uma gravidez que sejam usados metodos contraceptivos é menos grave do que matar um ser gerado por Deus.



Tema:
Introdução: Fomos chamados para ser perseguidos por essa Palavra bendita. Apesar de estarmos vivendo essa trégua e essa liberdade momentânea de pregarmos a Palavra de Deus já está iniciando o cerceamento do Direito de livremente pregarmos essa Palavra maravilhosa. Contudo todos os esforços de Magno Malta e de Marcelo Crivella certamente redundarão em aprovação da lei da homofobia.
I – Normalmente as pessoas perguntam: está escrito na Bíblia onde?
- Gn 19:1-28
- Lv 18:22 e 20:13
- Ez 16:46-50
- Rm 1:18-27 e I Co 6:9-10 e Jd 70-8
II – Por que apesar de a Palavra de Deus ser tão clara muitos erram?
- Jo 3:19-20
III – Qual deve ser a nossa posição
- Ensinar a Palavra de Deus afirmando (I Co 6:9-10 e Gl 5:19-21)
Conclusão:
Em hipótese alguma devemos comprometer a Palavra de Deus para agradar alguém. O que é a Palavra de Deus não pode mudar para satisfazer os desejos e pecados de alguns. Deus condena a homossexualidade porque o projeto para o homem chamado família é desconstruído e amaldiçoado quando relações homossexuais são encontradas em seu seio.



Tema:
Introdução:
A palavra chave é sábio. Levar cada um de nós a entender onde estamos aptos a colher as bênçãos e as consequências da sabedoria e do erro.
I – Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades do SENHOR. Salmos 107:43
Só pode observar quem busca conhecer
II – O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe. Provérbios 10:1
Muitos filhos tem produzido tristeza e desonra a seus pais. É necessário tocarmos neste tema para que sejam avisados da bênção de Deus e da consequência desse pecado.
III – Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio. Provérbios 10:19
Nem precisa comentário
IV – O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. Provérbios 11:30
Evangelismo pessoal e coletivo credibilizam a sabedoria no homem e na mulher cristã.
V – A doutrina do sábio é uma fonte de vida para se desviar dos laços da morte. Provérbios 13:14
Aquele que não se devia da doutrina não cai no pecado.
VI – O furor do rei é mensageiro da morte, mas o homem sábio o apaziguará. Provérbios 16:14
Muitas vezes quando encontramos alguém enfurecido com as nossas palavras não temos tido sabedoria para apaziguar aquele furor; mas, dizemos palavras que intensificam aquele clima mordaz.
VII – O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força. Provérbios 24:5
Este é um excelente motivo para estudarmos a Palavra
Conclusão:
Não é fácil tomarmos atitudes certas. Estamos em todo momento acossados a tomarmos decisões sem consultarmos nosso Deus. E muitas vezes as tomamos e responsabilizamos Yaweh sem nem lermos a sua Palavra sobre a nossa tomada de decisão. Ainda é tempo para considerarmos a Palavra de Deus como o alicerçe, a Rocha que nunca se abalará.



Tema:
Texto Áureo: Gl 1:9
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
Introdução:
Anunciam outro evangelho na terra além do de Cristo Jesus crucificado, ressureto, Deus encarnado, Primogênito dentre os mortos. Infelizmente, muitos irmãos não possuem o mesmo entendimento e deturpam a Palavra de Deus; uns por má fé e outros por incompetência na matéria de interpretação dos textos.
Este esboço é para os irmãos estarem alertas e combaterem, tais irmãos, ensinando a verdade.
I – Dizem que o Antigo Testamento é apenas um misto de lendas, mitos e história real que foi sendo criado no decurso de um longo tempo
II – Dizem que a Bíblia não deve ser considerada com um registro histórico, negando que o Jardim do Éden tenha existido e habitado pelo casal Adão e Eva.
III – Dizem que Gênesis de 1 a 12 é apenas alegoria
IV – Dizem que o livro de Daniel é incompatível com os fatos narrados
V – Dizem que o livro de Jó é apenas um relato folclórico
VI – Dizem que o livro de Isaías foi escrito por dois ou três escritores
VII – izem que a história de Jonas é lenda, pois é impossível que um ser humano seja engolido por uma baleia e depois de três dias ser vomitado vivo.
VIII – Dizem que Jesus não ressuscitou
IX – Dizem que Jesus não é Deus encarnado
Conclusão:
Se Adão e Eva é um mito, uma lenda e não existiram de fato; conclui-se que Moisés e Jesus são mentirosos. Sendo assim, não houve a queda do homem e a vinda de Jesus foi desnecessária. Precisamos aprender a verdade sobre os irmãos que defendem essas teses e encorajá-los a acreditar na verdade. Encorajá-los a deixar mentira e vir para maravilhosa luz do verdadeiro Evangelho e respeito a Palavra de Deus à qual não há erro.



Tema:
Texto áureo: Is 46:4
Introdução:
Os dias atuais são os melhores para respeitarmos os mais velhos. Não é necessário nenhuma outra fonte a não ser a Bíblia. Isto é, a Bíblia está recheada de bênçãos aos que respeitam seus pais. Cheia de exemplos de como os anciãos eram respeitados pelos mais novos.
I – A lei da semeadura
O corpo, normalmente, recebe a responsabilidade pelas escolhas que fazemos; isto é, é considerado culpado pelas consequências do pecado.
II – Os mais velhos devem dar os melhores exemplos para os mais novos
III – Desmistificar a idéia de que os mais velhos estão ultrapassados e defasados
Conclusão:
Animar os mais velhos, fazer os jovens entenderem que velhiche não é sinal de inaptidão, decrepitude. Ainda que a sociedade atual nos ensine que o velho deve ser trocado por algo mais novo.



Tema:
Texto áureo: Romanos 1:28-32 e Romanos 2:1-15
Introdução:
A Palavra de Deus faz afirmações que se bem soubermos jamais agiríamos e nem defenderíamos os que procedem de determinada forma. Neste esboço quero compartilhar com os irmãos algumas atitudes que não convém aos que são de Cristo.
I – Desprezar o conhecimento de Deus. (Rm 1:28)
Está escrito e mesmo assim o número dos que frequentam: Escola Bíblica dominical ou discipulado e/ou escola de líderes é vergonhoso. Domingo pela manhã não deveria haver outro lugar para o cristão ir a não ser a Igreja aprender de Deus.
II – Quem procede ou apoia é passível de morte. (Rm 1:32)
Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia.
III – Julgar é proibido
Alguns questionando a disciplina e a pureza das organizações questionam os que procedem levianamente sem atentar:
1. Cabe a quem se acha em melhor condição espiritual ter a Palavra de libertação;
2. Retirar a trave do próprio olho antes de ir corrigir (julgar) os outros
III – Desprezar a riqueza da bondade, tolerância e longanimidade de Deus é ignorar o que conduz o homem ao arrependimento.
Conclusão:
Todos são criaturas de Deus, os bons e os maus. Uns para honra e outros para desonra. Os que estão em pé cuide para que não caia.



Tema:
texto áureo: E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. Marcos 10:4
Introdução:
Pelo fato de tantas pessoas estarem, no seio das comunidades cristãs divorciando-se, estou propondo reflexão sobre o tema. Considerando que devemos ensinar a criança o caminho em que ela deve andar para que ela sendo já adulta não se desvie. E mesmo que o adulto decida desviar-se, temos que ter a consciência tranqüila de que a ela foi dado o direito de conhecer a verdade.
I – Jesus não aprovou o divórcio como alguns argumentam, senão estaria contrariando a Palavra de Deus que diz: O que Deus uniu não separe o homem; só há um casamento e para sempre.
II – Quando alguém casa e se separa; casando-se comete adultério.
III – Quando alguém se separa e quer consertar a sua vida diante de Deus; deve voltar para o seu cônjugue
IV – Móises mandou dar carta de divórcio; e Jesus deixou bem claro que pela dureza dos corações Moisés legitimou o divórcio.
V – Quando um dos cônjuge comete adultério e o machucado na sua dignidade decide perdoar, não deve ser impedido pela comunidade e nem pelo discurso dos líderes.
Conclusão:
Todos sabemos a quem interessa o fim da família e a diminuição da valoração do casamento. Vivemos num caos social indiscutível: relações abertas, separações, lítigios, amigamentos, adultérios, trocas de casais. Vidas espirituais completamente abaladas e às vezes destruídas. Alguns não por falta de conhecimento mas, por falta de vigilância destróem suas vidas materiais e espirituais. As leis cíveis estão cada dia mais embricando em completa degenerescência e conflito com a Palavra de Deus. Cada um procure a quem servir. Eu e minha casa serviremos ao Senhor.



Tema:
Texto Áureo: 1 João 2:1
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1
Introdução:
Existe um grande número de cristãos desgarrado das fileiras do Exército de Cristo; homens e mulheres afastados porque foram atingidos pelos dardos inflamados do maligno. A ausência de Conhecimento de como Deus pensa e age tem feito com que muitos cristãos desistam de morar no Tabernáculo de Deus e permanecer perserverando até o momento do recebimento da Coroa.
Alguns destes dardos:
- Deus não te ama mais porque você pecou
- Você não terá autoridade sobre o inimigo no Ministério
- Deus se arrependeu de te chamar
Conclusão:
Animar os irmãos sobre o dia mau. Se nos mostrarmos frouxo no dia da nossa angústia a nossa força será pequena. Jesus é quem tem todo o Poder para nos dar vitória. O pecado que nos oprime tem o seu aguilhão: Jesus, o Unigênito de Deus que entregou sua vida na Cruz para nos dar vitória. Levar os irmão a acreditarem que em Cristo somos mais do que vencedores.
Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. 1 João 4:15



Tema:
Texto Áureo: 1 Coríntios 15:34
Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.
Introdução:
Com raríssimas excessões, os brasileiros tem bom gosto para a leitura. Entretanto, não quero considerar essa disfunção apenas como uma questão de gosto. Seria muito simplório concluir dessa forma um problema de tão grande magnitude. A ausência de leitura tem um líder: quanto mais ignorante um povo mais fácil de conduzi-lo.
I – Colocam a culpa no sistema
O conhecimento está ao alcance de todos? Não, é claro que não.
II – O estigma de quem pensa e expressa seus pensamentos
Criador de problemas, rebelde, revolucionário
III – Por que questionar
Quem questiona está disposto a aprender os conceitos e está em busca de plataforma segura para suas idéias.
IV – Não há unção sem conhecimento da Palavra de Deus
É muito cômodo relegar a Palavra de Deus para segundo plano e ficar na espera de que Deus faça tudo, entregando na bandeja poderes sobrenaturais para os “especiais”. Quem ensina assim está retirando um til da Palavra de Deus.
Conclusão
Durante boa parte da minha juventude vi que os “crentes” eram considerados alienados, e eram ou são!? Muitos ainda se comportam com sendo e muitos ainda os vêem com alienados. Infelizmente, muitos preferem viver calado do que pegar a sua cruz para morrer sem honra e sem glória. A seara é grande, poucos são os ceifeiros. A obra está precisando de homens e mulheres de Deus sérios com coragem para pregar a boa nova da salvação. Mas, é preciso rasgar a preguiça espiritual. Estudando: lendo livros de exegetas, livros da geografia, da arqueologia bíblica, conhecer a história da fundação da sua própria denominação ou escrever a própria história.
Enfim, considerar que já tem conhecimento para ser salvo e só, aniquila a unção que se pensa ter. Quem possui um pouco do conhecimento de Deus, o busca mais e mais sem cessar.



Tema:
Texto Áureo: I Co 2:12
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
Introdução:
Na maioria das vezes pessoas que não são cristãs e até algumas que são resolvem emitir a sua opinião avaliadora sobre determinada situação; o que segundo a Bíblia vai redundar em bobagem. Como podem emitir um juízo sobre a opinião de Deus, se elas mesmas nem seguem o padrão estabelecido por Deus. As pessoas não foram ensinadas que não podem sem o direcionamento do Espírito de Deus emitir uma Palavra sã, porque a Palavra que Deus profere é sã.
I – Conhecer as ações de Deus
II – Saber o fundamento das suas ações
III – Distinguir a diferença entre as nossas ações e os pensamentos de Deus
Conclusão:
A Graça é imerecida, isto é, não temos merecimento; somos salvos pelo amor sacrificial. Isto é, Jesus fez tudo e não temos condições de salvar a nós mesmos. O que podemos é avaliar se os nossos frutos, nossos pensamentos e vidas estão em contrição com os planos e os frutos do Espírito Santo de Deus.



Tema:
Texto Áureo: Mc 16:15-17
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Introdução:
Estive num hospital da Bahia especializado em oftalmologia e quando estava lá e fui confrontado com os sinais que acompanham os que crêem, as lágrimas me fizeram rever os meus dias investidos no meu prazer em conhecer algumas maravilhas do mundo.
I – Temos que pensar duas vezes se às nossas viagens cumprem o IDE para as congregações da nossa denominação ou temos feito excursão, lazer em retribuição ao que Jesus conquistou na Cruz.
II – Ouço sempre: o Cristão é quem mais tem o direito de desfrutar das beldades e das coisas boas do mundo; está escrito que tudo foi criado por Deus e se somos seus filhos temos mais direitos do que os que não são filho de Deus.
Na verdade, a Bíblia afirma que aquele que tem amizade com o mundo se faz inimigo de Deus.
III – Abertura de Congregações – Como é difícil organizarmos uma caravana missionária para pregarmos o evangelho sem interesses espúrios, nem interesses malignos de satisfação da nossa carnalidade.
IV – Renúncia, entrega total a obra de Deus – Não podemos falar isso nem de brincadeira, somos condenados ao “hall” dos fanáticos.
Precisamos incentivar as pessoas a abandonarem seus pecados e dedicarem suas vidas, suas posses a levar a Palavra da Salvação a outros.
Conclusão: Vivemos um Evangelho mesquinho e terrenal – buscamos o Reino de Deus e seus bens; não consideramos a necessidade de auxiliar o outro a permanecer na sua fé apesar das intempéries; ainda fortalecemos o paradigma de que se há alguma adversidade, alguma oposição é porque Deus não abençôou aquele empreendimento ou aquela pessoa. Engano. É lamentável concluir: precisamos rever no IDE antes que seja tarde. “O Senhor da Ceifa está chamando os que queiram ir a procurar almas que estão se perdendo.” E você? vai ou vai para o churrasco?



Tema:
Texto Áureo: Lc. 6:37-38
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
Introdução:
Ao contrário do que praticamos é o próprio Jesus que nos exorta.
I – Não julgueis
O que é um julgamento? Ele não deixa o Espírito operar.
II – Não condeneis
O que é condenação? Fulano vai para o inferno.
III – Soltai
A religião tem sido durante anos acusada de ser o ópio do povo. Temos a obrigação de demonstrar para o mundo que somos libertos.
IV – Perdoai
Temos que repetir todos os dias para estarmos preparados a perdoar.
V – Dai
Vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Mateus 19:21
VI – Com a medida que medir vos medirão também
Só há um Juiz que pode julgar e condenar. Estejamos, todos atentos para não sentarmos no Seu trono julgando e condenando os irmãos.
Conclusão – Ao que me parece há uma tentativa de “limpar” a Igreja. Se procedemos assim só nos resta uma expectação de condenação por parte daqueles que hão de julgar. Olhamos tanto a vida dos outros e não admitimos os nossos erros.



Tema:
Texto Áureo: Mt. 17:10-13
E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista.
Mt. 11:14 – E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
Introdução: No livro de Lucas está escrito: “E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias…” (Lc 1:17) Já em João 1:21, os Judeus perguntam: És tu Elias? O próprio João Batista responde: Não sou. Assim surge a pergunta em quem devemos crer? Em João Batista que afirma ser ele, ele mesmo, ou nos que dizem ser possível alguém que está vivo vir a ser quem já está morto?
I – Os mortos não tem memória
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Eclesiastes 9:5
II – Os mortos não voltam a vida
Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? Isaías 8:19
Há alguma dificuldade na interpretação desse texto? Por que Deus precisaria repetir alguém nesta vida?
Conclusão:
Cada um tem a sua vida particular e não devemos alimentar a idéia de que os mortos voltam, nem assombram a quem quer que seja nesta vida.



Tema:
Texto Áureo: Salmo 64
OUVE, ó Deus, a minha voz na minha oração; guarda a minha vida do temor do inimigo. Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto dos que praticam a iniqüidade. Que afiaram as suas línguas como espadas; e armaram por suas flechas palavras amargas, A fim de atirarem em lugar oculto ao que é íntegro; disparam sobre ele repentinamente, e não temem.
Firmam-se em mau intento; falam de armar laços secretamente, e dizem: Quem os verá? Andam inquirindo malícias, inquirem tudo o que se pode inquirir; e ambos, o íntimo pensamento de cada um deles, e o coração, são profundos. Mas Deus atirará sobre eles uma seta, e de repente ficarão feridos. Assim eles farão com que as suas línguas tropecem contra si mesmos; todos aqueles que os virem, fugirão. E todos os homens temerão, e anunciarão a obra de Deus; e considerarão prudentemente os feitos dele. O justo se alegrará no SENHOR, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão.
Introdução:
Certamente, nós nunca sentiremos uma aflição tal como essa.
I – Nunca devemos nos desesperar
A nossa confiança em Deus deve vencer, suplantar qualquer dificuldade que tenhamos.
II – A nossa confiança em Deus repercute nas nossas palavras. Lembremos sempre de Abraão quando este saiu para obedecer ao sacrifício que o Senhor pediu.
III – Não devemo cessar de clamar, pedir, orar, suplicar.
Conclusão:
A oração é a conexão entre A Palavra, nós e Deus. Orar não é apenas fazer um teatro. É acreditar no que se diz, é ter a certeza de que Deus nos fará mais e melhor do que pedimos absolutamente, como quem sabe o que é-nos, o melhor.



Tema:
Texto Áureo: Rm 14:13-18
Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não seja, pois, blasfemado o vosso bem; Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Introdução:
Há algum mistério na interpretação desta perícope? Certamente, não para aqueles que estão em Espírito. Aos que procederam da carne não está claro a dependência do amor a liberdade e da liberdade do amor.
I – Não nos julguemos mais uns aos outros. v.13
O julgamento deu lugar a execução sumária.
II – Tomar o propósito de não por tropeço ou escândalo. v.13
Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. (II Tm 2:16) Esse foi o conselho do apóstolo Paulo a Timóteo.
III – Nenhuma coisa é de si mesma impura, é impura para os que a considera impura. v.14
Aqui surgem muitas questões. Algumas destas questões servem apenas para nascerem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, (I Tm 6:4)
IV – Se por causa de comida o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. v.15
Se há em nós o prazer, a satisfação em promover brigas e colocar o próximo em situações difíceis já não nos resta mais a expectação de irmos para o inferno.
V – O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Não há em nosso meio quem brigue por comida!? Dizem que muitos brigam por comida.
Conclusão:
Na carta de Paulo a Tito no capítulo 1 verso 15, Paulo afirma: Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
Infelizmente, muitos com suas consciências contaminadas precipitam-se em análises diabólicas e conclusões prejudiciais julgando este ou aquele precipitando o rebanho num inferno espiritual.



Tema:
Texto Áureo: Rm 13:8-9
A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Introdução:
Deus daria um dom de revelação para o “vaso” envergonhar um irmão em pecado perante um público de irmãos e descrentes? Essa pergunta me foi feita mui recentemente. Sem considerarmos o fato bíblico de Ananias e Safira (tal acontecimento não se deu num culto a Deus com o templo lotado de infiéis) a insistência com que queremos revelar os pecados dos outros para exibição pessoal demonstra ausência completa em nós de um ingrediente, de um fruto do Espírito de Deus. Como assim?
I – Não adulteraríamos o outro
Adulterar é falsificar algo. Costumo dizer que ser Cristão em casa é mais fácil do que nas assembléias. Porque em casa quando não se gosta de algo todos os membros da família percebem e na reunião há uma mascaração com sorrisos falsos, isso é adultério e infidelidade a própria opinião.
II – Não mataríamos
Muitos estão desviados por assassinato espiritual. Existem assembléias que consideram a aparência, a condição financeira. Há quem jure que não fazem isso. Mas, fazem sem perceber pelo histórico subcutâneo de preconceito. Outros discriminam os que possuem capacidade de ocupar-lhe o lugar, assim se constituem donos dos templos. Naturalmente, estar fora de uma comissão não deve matar um Cristão firmado na Rocha. Não tem oportunidade de pregar no templo: pregue na rua, no ônibus, no metrô. Enfim, a Seara é grande e falta ceifeiros.
III – Não furtaríamos
Furtar, vem de tomar algo furtivamente, isto é, sem que o outro perceba. É possível furtar a fé de alguém? Não entendemos que mais importante do que os bens materiais são os bens espirituais. Alguns tem sido furtado das oportunidades de louvar, pregar e evangelizar.
IV – Não daríamos falso testemunho
O falso testemunho está em todos os lugares. Como costumamos dizer: se falarmos a verdade ele se desvia. A verdade liberta. Se alguém se desvia porque ouve a palavra de Deus, ele vai chegar o céu como?
V – Não cobiçaríamos
No mínimo se cobiçarmos a capacidade de um irmão já não o amamos. Somos um corpo, não há porque cobiçarmos o que é nosso. Deus nos colocou na parte correta do Corpo de Cristo.
VI – Mas, a lei diz…
Quando um marido traído ou mulher resolve perdoar seu conjuguê logo aparece alguém para dizer: é motivo de divórcio. Não, não estamos na lei, estamos no amor. Se quisermos fazer parte das Bodas do Cordeiro, temos que amar.
Conclusão:
Como o cumprimento da lei é o amor. Estaríamos dispostos se amássemos a irmos preso com o irmão devedor, ou sofrermos o dano sem reclamarmos. Entretanto, quando um irmão comete um pecado não há Graça suficiente em nós para perdoarmos e auxiliarmos o irmão corrigindo em amor para que ele venha entender que as atitudes imorais que ele tomou não fazem parte do caráter Cristão. Amemo-nos uns aos outros enquanto é tempo.



Tema:
Texto Áureo: Dt. 18:9-14
Introdução:
Invocar os mortos é uma prática contrária às Escrituras e é de origem satânica.
I – Quais as condições dos mortos?
Não tem parte em nada do que se faz e acontece na terra.
Ec. 9:5-6
Sl. 88:10-12
Is. 38:18-19
Jó. 7:9-10
II – Saul e a pitonisa de En-Dor (I Sm 28)
Deus não teve parte naquele evento. Como poderia Deus consentir em algo que ele condena? Saul já estava destituido do Espírito de Deus, estava á mercê do diabo e com a mente a disposição do mau, da fraude, da superstição e de satanás.
Conclusão:
Porque pensar em matar não mata, assim como não falar com os mortos não fala; o que se sucede é o mal que se deriva dessas disposições mentais: engano, mentiras, farsa, crimes, roubos : pecado.



Tema:
Texto Áureo: Ap. 19: 11-16
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
Introdução:
Lamento muito a ausência de mensagens sobre a Bíblia. Sobrecarregando o púlpito de mensagens psicanalíticas, sociológicas, preenchidas de lendas; forjada de auto-exaltação presunçosa. A ausência de estudos sérios e escatológicos está formando Cristãos frágeis e sem fundamento firme, alicerçado em Cristo Jesus.
I – O Arrebatamento da Igreja
A Igreja vai ao encontro de Jesus – I TESS. 4: 17
II – O Comparecimento dos crentes diante do Tribunal de Cristo
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. II Co 5:10
III – A Grande Tribulação – (Enquanto isso na terra…)
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; II Tess 2:6-7
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Ap 3:10
IV – A Batalha do Armagedon
Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.Ap 17:14
A Batalha se dará no megido – JZ 5:19-20 e Zc 14:1-7
V – A prisão de Satanás
E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. (Ap 20:1-2)
VI – O Governo Milenar de Cristo sobre a terra
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, (Ap 2:26)
VII – Soltura de Satanás
E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. (Ap 20:7-8)
VIII – Juízo do Grande Trono Branco
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.(Ap. 20:11)
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. (Ap 20:12)
Conclusão:
A Bíblia afirma que o pecado vem por falta de conhecimento. Advertindo-nos uns aos outros certamente, decidiremos ficar longe do pecado e mais próximo de recebermos a coroa da vida (Ap. 2:10)



Tema:
Texto Áureo: I Co 3:
E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
Introdução:
Quando se crer que se fala a verdade, quando se crer que não busca seus próprios interesses; é possível que se busque a vida eterna e dela tenha o devido cuidado.
I – É necessário evitar a desorganização;
Cultos que começam fora do horário e terminam fora do horário também. I Co 14:40 – Façamos tudo decentemente e com ordem.
II – Evitar toda divisão e contenda;
Como seremos UM em Cristo se vivemos divididos uns contra os outros em facções.
III – Não aceitar acusação dos incrédulos contra os Santos;
Muitas vezes se aceita acusação contra os santos, acusações feitas por infiéis e dispostos a denegrir o Reino de Deus.
I Co 6:6 – Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
IV – Evitar a frieza com relação aos serviços da Igreja;
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. Tito 1:16
V – Evitar a agressividade.
A mansidão é um fruto do Espírito
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Mt 5:5
Conclusão:
È lamentável, ainda hoje, como nos dias de Paulo, temos que parar as nossas atividades para orarmos para que se estabeleça ordem; termos que jejuarmos para o fim das divisões; clamarmos a Deus proteção contra os filhos das trevas cheios de autoridade colocando a membresia em grupos; clamarmos a Deus contra a frieza dos irmãos e ainda estarmos em vigilância constantes contra aqueles que se vestem como nossos irmãos e a qualquer momento pode ter uma atitude agressiva.



Tema:
Texto Áureo: Colosenses 3:3
Introdução: Sabemos que os que buscam e semeiam na carne colhem corrupção. Sejamos fortes para perserverarmos unânimes nesta luta.
I – Crucificando a carne – Gl. 5:24
II – Crucificado com Cristo, já não vivendo em si mesmo – Gl 2:20-21
III – Os desígnios da carne são inimizade contra Deus – Rm 8:7
Conclusão:
Só há vitória escondendo-se em Cristo



Tema:
Deturpando uma mensagem (Os efeitos da ausência de interpretação correta)
Texto Áureo: I Reis 13: 17
Texto de Estudo: I Rs 13:1-34
Introdução: Algumas pessoas contestam a “escola”. Dizem que a Letra mata. A letra mata como argumento para não estudar é um grande equívoco. Tenho ouvido muitas bobagens em conta da ausência de estudar. Afinal, por que a letra mata?
I – A letra é o argumento para acabar com alguém.
Este é o argumento para prendermos alguém. Está escrito nos códigos e nas leis, nós não podemos contrariar a lei. O amor perdoa a esposa que trai e o amigo que nos abandona quando precisamos. A lei, ela não tem sentimentos.
II – A bíblia afirma que o amor cobre uma multidão de pecado.
III – Por conta da má interpretação de texto, estamos na lei.
Não concordando os verbos corretamente, mal lendo os capítulos e mal entendendo as frases, como faremos correta exegese dos textos e aplicaremos a hermenêutica?
IV – O profeta velho não deve ser desprezado por que é velho
A Bíblia afirma que não devemos obedecer nem a Anjos que ensinem doutrina contrária a Palavra de Deus. Essa deve ser a nossa precaução. Não se o Profeta é velho ou novo.
Conclusão:
Deixem de usar a Palavra de Deus para seus próprios interesses, suas divisões, satisfações das suas sensualidades e faça da Palavra de Deus o uso verdadeiro e genuíno. É certo, que nem todos são satânicos, são despreparados mesmos.



Título:
Amando o irmão
Texto Áureo:
Minha aliança com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que temesse; então temeu-me, e assombrou-se por causa do meu nome. (Malaquias 2:5)
Introdução: Vivemos uma grande crise da coragem. Estabelecemos um novo conserto: deixa o irmão: se ele não muda, nada mudará.
I -Inexistência do amor a Vida
II – Inexistência do amor a Paz
III – A inexistência do temor a Deus
Conclusão: Alguns irmãos se batizaram e tomaram a ceia apenas no dia e depois nunca mais; outros irmãos permanecem durante anos na função de tesoureiro; qual é o problema? o cargo traz vícios confundidos com autoridade, inclusive sobre o Pastor; uns estão ocupado demais com o mundo para evangelizar em algum momento; uns e umas namoram descrentes e desviam-se, perdem a santidade e a virgindade e blasfemam o Templo do Espírito Santo: o próprio corpo.



Título:
Mais são os que estão conosco do que os que estão no mundo
Texto Áureo: II Reis 6:8-18
Introdução: Está é uma das passagens mais comovente e com grande conteúdo para promover um magnífico avivamento nas vidas espirituais das ovelhas de Cristo. O Rei da Síria após mais uma tentativa frustrada de destruir Israel, resolveu questionar quem estava entregando seus projetos as lideranças de Israel que sempre escapava do cerco preparado. Ficou a saber que havia um homem a quem Deus revelava tudo quanto ele dizia no seu quarto.
Deus não tem capacitado algumas pessoas com esse dom porque elas iriam usar para envergonhar os irmãos.
I – A capacidade de Eliseu – Deus capacitara Eliseu com um Dom que está acessível a nós ainda nos dias atuais. Dom de Revelação! V. 12
II – Apesar das circunstâncias desfavoráveis, em nenhum momento Eliseu duvidou do Poderio de Deus em sua Defesa, sua Segurança, seu Deus Forte. Deus parece ser um privilégio de poucos; mas, está querendo nossa presença completa. V.16
III – A oração de Eliseu foi necessária para que os olhos do moço fossem abertos. Muitos estão sem ver a Força da Grandeza de Deus em proteger os seus. (interçessão)
Conclusão: Ainda há tempo para derramarmos nos corações o sentimento que houve em Cristo Jesus. (Fl 2:5) De forma, que possamos fazer proezas em Seu Nome, como fez Eliseu.



Esboço Temático:
Só existe um caminho
Texto Áureo: Lucas 23:33-38
E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre. E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo. E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS.
Introdução: Com a ausência de mensagens falando dos feitos de Jesus e sobrando mensagens contando os feitos próprios egoístas. Lembremos alguns feitos de Jesus.
Jesus comemorou a Páscoa.
Avisou a Pedro.
Jesus orou no Getsemâni.
Jesus foi preso.
Pedro negou a Jesus
Os guardas zombaram de Jesus
Jesus foi ao Sinédrio (Reunião de Anciãos)
Jesus foi levado para ser julgado por Pilatos.
Jesus foi levado a Herodes.
Herodes mandou-o de volta a Pilatos.
Pilatos convocou os principais Sacerdotes, as autoridades e o povo
O povo clama a morte de Jesus e a soltura de Barrabás.
Simão leva a cruz do Senhor.
Jesus foi levado ao calvário.
Jesus foi pregado na cruz (crucificado)
Suspenderam-no na cruz entre dois malfeitores
Jesus morreu
Jesus foi sepultado
Jesus ressuscitou
Conclusão: Jesus foi crucificado entre dois homens. Um o considerou incapaz de salvar-se e salvar a outros. O outro malfeitor creu na capacidade de Jesus em salvá-lo e pediu que Jesus se lembrasse dele quando entrasse no Seu Reino.
E você? Em qual lado quer ser contado nesta noite? Ao lado do malfeitor incrédulo ou ao lado do pecador crente? Saia do seu lugar e venha até aqui para todos verem a sua decisão e para que as hostes infernais do maligno vejam que a sua decisão é uma decisão firme e irrevogável.



Tema:
Disciplina e amor
Texto Áureo: “Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüí-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:15-17)
Introdução:
O Evangelho é confronto entre o pecado e a melhor vontade de Deus para o homem: a bênção. Deus deseja o melhor para o homem e os que o cerca. O não cumprimento da vontade de Deus pelo homem resulta em maldições.
I – Se vir o teu irmão pecar vai a ele.
O maior medo do cristão é repreender o homem de dura cerviz. Mas, como saberemos se ele vai ouvir a correção sem termos ido a ele?
II – Se ele não te ouvir
Não é função do homem fazer o pecador reconhecer seu estado. Cabe apenas a entrega da Palavra de Deus.
III- Se ele não ouvir leva a Assembléia.
Nossas assembléias não devem ser como as dos fariseus (aliás, Jesus disse que a nossa justiça deve exceder a destes). A função da assembléia não é cortar o homem e sim, reconciliá-lo com a Palavra de Deus.
Conclusão:
Ouvir os infiéis, Filmar a vida das pessoas e fotografar tem sido as formas usadas para reconciliar o homem com a Palavra de Deus. Entretanto, o amor que emerge de Deus para o homem não é nem por força nem por violência. Deus não age por repressão. Ir a Deus através dos interesses mesquinhos deste mundo e apaixonado pelos homens tem sido a grande derrota e destruição dos que estão no hall da eclesia; o sacrifício que Jesus fez na cruz deve ser o principal motivo para que a Fé brote nos corações.



Tema:
Impedindo a bênção de Deus (O que precisamos saber)
Texto Aureo:
2 Coríntios 10:3-5 “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando nós, sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo…”
Introdução:
Deixar claro que a nossa sagacidade humana, inteligência terrena e disposição física não é o fator preponderante da execução da bênção de Deus.
I – Nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue.
Precisamos repetir isso constantemente, muitos irmãos lutam contra as pessoas, sem distinguir que há uma entidade maligna agindo nas pessoas.
II – A palavra de Deus não volta vazia.
Não cabe a nós o resultado da pregação da palavra de Deus. Se A não larga o pecado, se B não se rende a Cristo: não temos que obrigá-las a isso e sim, apenas pregar a Palavra.
III – Deus não viola seus princípios (A Bíblia não pode ser violada)
Deus não vai mudar a sua Palavra para que seja normal, aceitável o pecado. Não importa quão importante seja o crente. Se está escrito que é pecado, é pecado. Não adianta, a Palavra de Deus não mudará. Isto é, Deus ouve a oração de arrependimento e aplica a sua Justiça. Mas, não muda contrário a Sua Lei.
IV – A mentira não é de Deus. Quem mente não é de Deus.
VI – Não é preciso mentir ou lograr para alcançar a bênção de Deus.
Mesmo que se alcance o que se pretende, dizer que veio de Deus usando a mentira, o furto e o engano é contrário a natureza da Palavra de Deus. (Jacó não enganou ao seu irmão. Jacó lhe fez uma proposta e ele desvalorizou o que tinha. Não considerando o que significava diante do que lhe era oferecido.)
VII – O homem e a mulher de Deus não devem confiar na agiotagem; devem sim, confiar na providência de Deus.
Embora não se admita que os servos estejam endividados no limite do cheque e nem nos juros dos cartões de crédito muitas igrejas tem dívidas junto a bancos e irmãos que financiam construções e projetos. A Igreja deve viver planejada nos dízimos e nas ofertas e não nos créditos bancários.
VIII – Aquele que confessa o nome de Deus se afaste de toda a iniquidade.
Não vamos muito longe atravessamos a rua e encontramos um líder de igreja vendendo DVDs piratas na esquina. (e dizem: foi Deus que me abriu essa porta).
IX – A bênção de Deus não pode ser roubada.
Muitas irmãs solteiras podem entrar em campanha de jejum e oração por um homem casado que Deus lhe enviou. É claro que Deus não enviou. Se fosse Deus, estaria escarnecendo a sua Própria Palavra.
X – As bênçãos de Deus vão atrás daqueles a quem Ele quer abençoar.
Conclusão:
Precisamos ter coragem de avisar aos irmãos; sem medo de que eles não gostem de nós. A Palavra de Deus ela veio para fazer dissenssão entre o certo e o errado. E com certeza absoluta: tem mais doente dentro da Igreja do que são. Se o remédio não for aplicado surgirá uma geração de malditos por negligência dos líderes. Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz a Igreja: quem é Santo santifique-se mais.



Texto Áureo: Lucas 16-1:13
Tema:
Administramos os bens alheios fiel ou infielmente?
Texto Áureo: Lucas 16-1:13
Introdução: Jesus nas 3 parábolas anteriores falava aos discípulos diretamente aos fariseus que eram avarentos. Na parábola do administrador infiel aprendemos a valorizar a riqueza eterna.
I – Administramos bens alheios – V. 2
Não vemos que Jesus fala de darmos contas das atitudes para herdarmos vida eterna ou morte eterna.
II – O administrador reconhece a sua condição de culpado ou inocente. V.3 e 4
No caso do administrador da parábola ele se consiedera culpado.
III – Toma providências imediatas para garantir o futuro. V. 5 e 7
Jesus quer demonstrar que a força de vontade que o administrador utilizou para defender-se das punições do seu senhor é a que os homens devem usar para livrar-se da punição de Deus.
IV – Sagacidade dos filhos deste mundo.
O que Jesus quer enfatizar é que os homens, em geral, não utilizam esses mecanismos para salvarem as suas almas.
Conclusão
Deus é o Senhor que está às vésperas de pedir as contas aos administradores dos dons e talentos. Cada um responderá pelo que recebeu. Se foi fiel, fez bem. Se foi infiel colherá a recompensa dos infiéis.



Tema:
Falta a unção nos mais velhos na adoração dos meninos
Texto Áureo: Exodo 15:20
Introdução:
Está em curso uma grande discussão sobre a música no culto a Deus. De forma que a música é composta de harmonia, compasso e ritmo. Existem grandes opositores ao reggae, ao hip hop, ao rap, ao rock e em tempos remotos faziam oposição a bateria. Afinal, o que Deus tem haver com essa discussão?
I – Deus não está preocupado com o ritmo da nossa adoração. Jo 4:23
II – Deus está procurando adoradores com mãos limpas e coração puro
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Salmos 24:4
III – Aqueles que querem impedir as pessoas de adorarem por zelo espiritual, deveriam estar preocupados com a vida que levam. E certamente, não aceitando em suas próprias vidas algumas alimárias.
Mt 23:27
Conclusão:
O apóstolo Paulo escreveu que o mais importante é que o evangelho seja pregado. Infelizmente, ficam alguns sepulcros caiados propondo jugo que não carregam; enganando-se a si mesmo com tanta hipocrisia, tentando demonstrar Santidade quando todos conhecem suas vidas de derrota e péssimo exemplo espiritual.
Enfim, Não sejam meninos, pelo tempo já deviam ser mestres, disse Paulo. É preferível uma alma cantando hip hop gospel do que uma alma na beira do abismo sem ninguém ungido por perto para dar bom testemunho que salve.
É esta a unção que falta em alguns que não querem adorar em qualquer ritmo.



Tema:
Fermentos – Arrogância, soberba e presunção
Texto Áureo: Mateus 18:15-17
Introdução:
A presunção, a soberba e a arrogância são filhas de um único pai: o pecado. É necessário avisar e demonstrar exemplos para que tais sentimentos não prosperem em nossas vidas espirituais; certamente, observando os conselhos bíblicos não tropeçaremos desavisados.
I – Mensagem do apóstolo Paulo para abandonarmos o orgulho. Rm 12:6
II – Consequência da soberba. Gl. 6:3
III – Não procede de Deus a soberba. I Jo 2:16
IV – Os jovens caem nesta armadilha de satanás. I tm 3:6
V – Advém nos falsos mestres. I Tm 6:3-4
VI – Leva os homens a desprezar a Palavra de Deus e os Ministros de Deus. Jr 43:2
Conclusão:
A arrogância, a soberba e a presunção é um fermento invisível, daninho e mais costumeiro do que podemos pensar.



Tema:
Disciplinando
Texto Áureo: Mateus 18:15-17
Introdução:
Lamentavelmente, alguns consideram haver discussão entre irmãos positivo ao Evangelho. Entretanto, o Apóstolo Paulo disse que somente haver demanda já contituía completa derrota para nós todos. Infelizmente, alguns que gostam de levar e trazer; sem discernir seus próprios argueiros, vivem suas vidas tidas como “espirituais” levando e trazendo a vida dos outros. De posse que não há ninguém que se salve ou salve a outrem; cabe-nos ensinar o que Jesus mandou. Alguns tiram, outros acrescentam; entretanto, cada um examine-se a si mesmo.
I – Se vir o teu irmão pecar vai a ele;
II – Se ele não te ouvir toma mais dois ou três irmãos e vai a ele;
III – Se ele não os ouvir leva a Assembléia e o considera fora da membresia.
Conclusão:
Alguns não querem se indispor com o irmão faltante e não o adverte. Outros querem ir além do que lhes foi proposto. Usam máquinas digitais, câmeras filmadoras e vão à caça do réu e de uma prova para o excluir da membresia. Advertidos fiquem todos que gostam de proceder assim que somente a UM foi dada a autoridade de acusar aos irmãos: satanás o acusador dos nossos irmãos.
Entretanto, aquele que confessa e deixa alcança misericórdia.



Tema:
Pregando no deserto
Texto Áureo: Mateus 3:1.
Introdução: Nos dias atuais temos um grande conflito de teorias evangelistas. Uns desconsideram os velhos folhetos e outros supervalorizam os mega eventos com celebridades do meio cultural artístico evangélico; alguns não valorizam a pregação do evangelho nos locais de sérios riscos (carnaval, praia, ônibus, etc.)
I. O modelo de evangelismo proposto por João, Jesus e Paulo não tem sido seguido.
II. Por quê não tem sido seguido?
Ainda que grandes pastores tenha vivido seus Ministérios e os tenham vivido bem sucedidamente e considerando que o momento do evangelismo no seu ministério é no culto de domingo à noite e que isto já basta; é no mínimo equivocado. Prefiro crer que nos dias atuais isto é mito.
A igreja tem que ir por ruas, becos e valados a convidar a todos para que aceitem o convite e venham às Bodas do Senhor.
III. Onde é o Deserto hoje no Brasil?
É no interior longínquo onde não há água para o batismo e nem água para beber.
IV. O que falta no Evangelismo atual?
Largar o paradigma de que todos já ouviram a Palavra e parar de confortavelmente clamar a Deus pela volta do Filho Amado.
Conclusão:
Cada um de nós precisa tomar a sua cruz pessoal e buscar de Deus em orações, jejuns e súplicas a salvação das almas. Deixarmos essas querelas de partidarismos institucionais e clamarmos pelo sangue do cordeiro para fazermos a nossa parte e não sermos achados como o Rei Belsazar: achado em falta.



Tema:
Diante de uma promessa existe uma premissa
Texto Áureo: I Reis 13: 17
Texto de Estudo: I Rs 13:1-34
Introdução: Nos últimos tempos é mister que se manifeste os prodígios e maravilhas dos quais são ditos que se possível fosse enganaria até aos escolhidos. Dentre esses prodígios e maravilhas se encontram as profetadas que não vêem de Deus mas, antes de se concluirem que partem do inferno promovem muitos estragos.
Como exemplo: A profetiza saiu à casa de serva grávida pronta para o parto e disparou: O senhor* manda dizer que irás mas, não retornarás; nem tu, nem o bebê. Um mês depois, passado o resguardo a mãe da serva, que não era cristã, foi à procura da profetiza para encher as bochechas da falsa profetiza de bolachas.
Voltando ao tema de I Reis
I – O profeta recebeu de Deus uma ordem (I Rs 13:17)
Examinemos a ordem que Deus tem nos dado.
II – O rei com seus presentes foi usado para tentar desviar o profeta da ordem de Deus (I Rs 13:7)
Uma demonstração clara de que vigiamos quando a investida vem da área externa.
III – Um profeta velho foi usado para desviar o profeta da ordem de Deus (I Rs 13:18)
Quando é usado alguém de credibilidade nos deixamos levar. Somos enganados por falsos profetas.
Conclusão:
O cumprimento da promessa não necessita de outros artifícios. A desobediência a Palavra de Deus redundou na morte do jovem Profeta. Deus tem uma promessa para cada um de nós. A não obediência aos princípios da Palavra de Deus tem sido a causa de muitas mortes espirituais de Ministros e de servos.



Tema:
Amor
Texto Áureo: João 13:1
Introdução: Nunca se viu um amor como esse.
I. Perdoar aos amigos que ofendem já tinha o mundo ouvido falar. Mas, perdoar aos inimigos…
II. Amar aos amigos o mundo já tinha ouvido falar. Mas, amar aos inimigos…
III. Morrer por alguém que se ama o mundo já tinha ouvido falar. Mas, morrer pelos inimigos…
IV. Sofrer o dano pelos amigos o mundo já tinha ouvido falar. Mas, sofrer pelos inimigos…
Conclusão: Podemos encher muitos livros falando sobre o sentimento do amor. Entretanto, nada poderemos acrescentar sobre o amor depositado em nosso favor por Jesus.



Tema:
Texto Áureo: Lc 17:5
Introdução: Tenho ouvido muitas bobagens, às quais, demonstram completa ausência de Fé. A primeira delas é: tem gente que já vem tentando isso há anos e não conseguiu; a outra é: ele já passou do tempo; depois: o Juiz tem muitos processos para julgar, por que será o dele. Tudo isso demonstra completa confiança em Deus.
I. Onde a fé se manifesta? Mc 5:35
Diante da incredulidade dos amigos é o principal momento para a fé manifestar-se.
2. Por que a fé se manifesta? Lc 6:19
Para demonstrar o Poder de Deus e glorificar o seu nome.
3. Em que a fé se manifesta? Mt. 9:29
Conforme a sua vontade
4. O que impede a manifestação da fé? At. 17:22
A religiosidade
Conclusão: Deus não está parado, nem cansado, nem velho. Está apenas fazendo valer a sua palavra: Sem fé é impossível agradar a Deus.



Tema:
Cuidado com o vento de doutrina
Texto Áureo: I Co 1-22:26
Introdução: É preciso delimitar aos novos e futuros cristãos o valor do Evangelho, ao qual, Deus nos propõe. Temerariamente o valor dado ao Evangelho está sendo deturpado pelos ventos de Doutrina.
I. O mundo não conhece a Deus.
Deus se revela ao homem através da sua palavra.
II. É escândalo e loucura a mensagem do Evangelho para aqueles que estão no desconhecimento de Deus e da sua Palavra.
A Bílbia diz: no mundo tereis aflições e contrariamente ouvimos: pare de sofrer, Deus vai mudar o seu quadro e você vai ser rico. Os novos cristãos precisam ler a história do cristianismo e conhecer os mártires do Evangelho. Muitos perderam suas vidas antes de chegar aos 30 e não a perderam no bar em noitadas.
III. Os que foram chamado entendem a Cristo, o poder de Deus e sabedoria de Deus.
IV. A loucura de Deus é mais sábia do que a dos homens e a sua fraqueza mais forte do que os homens.
Conclusão:
Deus se revela na interpretação da sua Palavra. Aquele que ouve a sua voz não endureça o coração.


Tema:
Valorizando a unção de Deus: sendo íntegro
Texto Áureo: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:23
Introdução:
Um novo modelo de evangelho está sendo demonstrado nos últimos dias. Utilizando-se da desculpa de viver debaixo da Graça. Muitos tem vivido como se nunca tivessem conhecido a Cristo: mentindo, roubando, defraudando, enganando, engodando.
Não observando o ensinamento de Paulo: quem mentia, não minta mais; não roube. Antes revista o velho homem com o novo.
1. O que é integridade?
Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, imparcial, brioso, cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocência, pureza ou castidade. O que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.
2. Seja íntegro.
Muitos pelas companhias e assédio do mundo não conseguem vir a ser íntegros. Se algo impede a sua integridade, afaste-se disso. É preferível perder o amigo(a), perder o emprego, perder o namorado(a), perder a família do que perder a salvação.
3. Nada vale a pena diante da unção de Deus.
A unção de Deus para a vida do Cristão é um bem precioso e deve ser zelado, utilizando os dons doados por Deus para o bem da comunidade Cristã e não em proveito próprio.
4. Não tenha medo das ameaças do inferno:
vai ficar desempregado, não vai ter filhos, não vai ter saúde, não vai prosperar.
5. Conclusão:
Maior é o que está em nós do que o que está no mundo.
Fonte: wikipedia
Almeida, corrigida e fiel (1994)
.



Não desfaleça por causa da vida
Texto Áureo: Ef. 5:14
Introdução: Apesar de todos saberem que o pecado faz separação do homem com Deus, alguns querem se sentir sem comunhão com Deus por causa das suas aflições.
I. No mundo tereis aflições.
II. Vivemos no Ministério da Palavra.
Aconteça o que acontecer temos que pregar a Palavra.
III. Todos estão sujeitos as enfermidades. ( Gl. 4:14)
IV. Os sofrimentos do crente não significa que ele está separado de Deus ( 2 Co. 6:9-10)
V. Não devemos nos desanimar pelas dificuldades da vida ( 2 Co. 4:16-18)
Conclusão:
Independente do que aconteça na vida do cristão (ausência de saúde física, angústia, tremores por dentro, tentação, perigos, fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições), não s deve desfalecer, fazendo o bem a todos sempre que houver oportunidade, principalmente aos da família da fé.
Paulo possuia 9 dons e sofria de enfermidades
Preguemos a Palavra de Deus, o mais pertence a Deus.
Caetano Barata.



Título:
Diante do Sangue e do Corpo de Cristo
Texto Áureo: I Co. 15:57
1. Quem pode tomar a ceia?
Todos quanto se sintam em comunhão.
2. Quem pode nos impedir de ceiar?
Ninguém pode ser impedido de ceiar.
Nada (exceto o pecado)
Se o Pastor levar a Igreja a não tomar a ceia por longos dias deve ser questionado pelo corpo diaconal; para se auferir se se acha em pecado.
3. Não se deve tomar ceia com presunção, auto-exaltação.
Isto é, examine-se o homem a si mesmo.
Conclusão:
Todos tomamos a ceia pela misericórdia de Deus e pela multiforme Graça que a nós nos foi dada graciosamente por Jesus.




Título:
Formando obreiros
Texto Áureo: I Tm 4:12
Introdução: Diante de tantas erupções heréticas é necessário explicar que a dissociação entre Pastores e ovelhas gera um estado de anarquia. Alguns consideram importante apenas ser usado por Deus; e o seu testemunho e a sua comunhão com os irmãos está falida. De forma que Deus o usa, o resto não tem o menor valor.
1. Os obreiros devem ser exemplo dos fiéis.
2. Na palavra (se não lê a Bíblia como pode ser exemplo na palavra; ou ainda, se não honra o que diz, como as palavras de Deus pode estar nele.)
3. No procedimento (muitos tem sido reprovados por suas atitudes diante dos homens, imaginemos que o prumo de Deus não tem variação)
4. No amor (tenho ouvido falar de irmãos (missionários e pastores em lugares áridos) vivendo o Evangelho de 2 séculos passados; com muita dificuldade. Entretanto, os ricos são incapazes de ajudarem nas necessidades dos irmãos).
5. Na fé (A negação de leitura da palavra de Deus, mau testemunho, falta de amor correspondem a ausência de fé)
6. Na pureza (A pureza é uma forma de revelação do aprendizado com a Palavra, exibição do Amor e da Fé).
Conclusão: Todos devem ser exemplos tantos para os de fora, quanto para os de dentro. Tanto para os velhos, quanto para os novos.
(Encontrei hoje, 23/07/2007 de Fred Pugh, pg revista fé para hoje, n 29 – 2006) “… Existem muitos que colocam os sinais e maravilhas como evidência da fé salvífica no lugar do amor e da obediência à lei de Deus, os quais as Escrituras apresentam como evidência da fé salvífica”.



Título:
Ensinando a identificar a Heresia
Texto Áureo – I Tm 4.1:2 e 2Pe 2. 1:3
Introdução – Heresia, vem do Grego Háiresis – escolha, seleção, preferência. Por semântica, seita.
Significa o grupo ou indivíduo afastar-se da Palavra de Deus e adotar suas próprias idéias ou de outros, quando o assunto se refere a religião. Abandonando a verdade.
Ao arrebatamento da Igreja antecedem o surgimento das falsas religiões e seitas como cumprimento das revelações.
A religião falsa ou seita desvirtua-se da Bíblia nos seguintes pontos:
a) quanto a Bíblia Sagrada
b) quanto a natureza de Deus
c) quanto a queda do homem e o pecado
d) quanto a pessoa e obra de Jesus Cristo
e) quanto a salvação
f) quanto ao porvir
Por que surgem essas religiões e as seitas?
1. A ação do diabo no mundo. 2Co 4:4
2. A ação do diabo contra a Igreja. Mt 13:25
3. A ação do diabo contra a Palavra de Deus. Mt. 13:19
4. O descuido da Igreja em pregar o Evangelho completo. Mt. 13:25
5. A falsa hermenêutica. 2Pe 3:16
6. A falta de conhecimento da Verdade Bíblica. I Tm 2:4
7. A falta de maturidade espiritual. Ef. 4:14
Conclusão
Guarda a tua coroa para que não sejas roubado de tudo que conquistastes.



Título:
O verdadeiro avivamento
Texto Áureo – Ne 8:1
1. O povo se interessa em aprender (Ne 8:1)
2. O líder comprometido com a palavra possui a unção que envolve o povo. (Ne. 8:2)
3. A necessidade foi tão clara. A fome pela palavra de Deus foi o que a instrução se estendeu da alva ao meio dia (Ne. 8:3)
4. A palavra de Deus foi explicada claramente, sem invenções (Ne 8:8)
5 O povo aprende e chora. O avivamento pela palavra de Deus é irresistível, o choro converteu-se em júbilo (Ne. 8:12)
Conclusão
É um bom termômetro para saber como anda a leitura da palavra de Deus observar quantos vão espontaneamente a EBD, a Escola de Líderes, ao discipulado ou seja o nome que for.



Título
Alcançando Graça diante de Deus
Introdução: Ainda não aprendemos que a quem devemos agradar não é ao homem; e sim, a Deus.
Texto Áureo: Ed. 7:10
1. Dispôr o coração
2. Buscar a Lei do Senhor
3. Cumprir os seus Estatutos e Juízos
4. Ensinar os seus Estatutos e Juízos
Conclusão: Assim, a boa mão do Senhor estará sobre nós.



Título:
A analogia entre Tobias e tudo que nos leva ao pecado
Texto Áureo – Ne 4:3
Introdução: Depois da palavra santificação, vamos busca encontrarmos em 1º grau a separação (a retirada) de tudo que não nos edifica. Vejamos o exemplo de certas amizades que prejudicam nossas vidas espirituais e a comunhão na Igreja.
Vejamos as atitudes más de Tobias para entendermos.
1. Não queria o bem dos filhos de Israel – Ne 2:10
2. Agia com sarcasmos Ne. 4:3
3. Escrevia cartas para desestabilizar Neemias Ne. 6:19
4. Subornou um Profeta Ne 6:19
5. Vejamos a falta de vigilância do Sumo Sacerdote Eliasibe Ne 13:4-5
6. O Sumo Sacerdote levava em consideração os parentes e amigos de Tobias. Tobias era amonita e não podia morar no Templo. Mas, por medo de perder aquela “boa” relação desfazia da ordem no Templo e desrespeitava a vontade de Deus. Ne 6: 17-18
Conclusão
Não há comunhão da luz com as trevas. Temos que examinar se há algum utensílio de Tobias em nosso templo. Examinarmos as nossas relações e concluirmos o que temos negligenciado em detrimento das nossas vestes limpas. Quando os nossos “Tobias” chegam, é expulso da igreja: a santidade, a comunhão sincera com Deus e com o nosso próximo, o estímulo para o serviço, a disposição para orar e ler a Palavra de Deus.



Título:
Aprendendo sobre a Santificação
Texto Áureo – PV. 4:18
Introdução: Falar em santificação é muito contundente. Tema altamente negligenciado. Não se pode entender santificação sem a separação do presente século. Isto é, sem a abstenção de inúmeras relacões com as trevas; em contrário a santificação será sempre como um pedaço de espelho embaçado pelo vapor do pecado.
1. O que é santificação?
É a saeparação do mundo e total consagração a Deus. É a aquisição da Graça Divina para separar-se do mundo, de suas filosofias, conceitos vãos e suas concupiscências.
Santificação é um processo. É um tratamento para a cura dos maus procedimentos.
2. Para que serve a santificação?
Condução a identificar-se com o seu Criador, contrangendo-nos (ao homem) a dedicação às ordens de Jesus.
3. Como alcançar a Santificação?
É o momento precioso da posse do conhecimento. Não se possui o que se tem como direito.
3.1 Através da palavra (Jo 17:17)
3.2 Através do Sangue de Jesus (Hb 13:12)
3.3 Através do Espírito (2 Ts 2:13)
3.4 Através da Fé em Deus (At. 26:18)
Conclusão
Santificar-se, santificação é o momento de “alta” do Cristão, deste corpo corruptível. Tornando claro: Ele veio para os doentes. A santificação é a finalização. O ínicio de uma nova etapa para a Igreja.
Aos que receberam entendimento e conheceram, cabe: perserverar cumprindo as ordenanças do médico dos médicos.



Título:
A Liderança e suas consequências
Texto Áureo: Ex. 32:30-35
Introdução: Meditando sobre as responsabilidades de um líder enumerei erros que não podem acontecer. Os homens escolhidos por Moisés viram hoje lideres de departamento e precisamos ensiná-los a serem líderes como Moisés e não como Arão:
- não ouve os liderados
- pensa que pode fazer tudo sozinho
- pensa que é indispensável
Na perícope de Ex. 32: 30-35 podemos encontra 3 detalhes:
1 – Ausência do escolhido de Deus ( O líder tem que ser alguém chamdo por Deus para o exercício. Não adianta colocar alguém porque é filho de A ou de B.)
2 – O líder presente busca agradar ao povo ( fazendo a vontade com prejuízo) e erra.
3 – Deus não leva em consideração a ausência do seu líder (as consequências garante disciplina)
Conclusão
Cada um será responsável por seus atos. Sejam eles bons ou maus.



Título:
Temos tudo que precisamos para ver o Pai
Introdução: Vejamos as manifestações de Nosso Pai para nós.
Texto Áureo: Jo 14:7-15 e 14:8
Revelado pela Palavra – Jo 14:10
Revelado pela Fé – Jo 14:11
Revelado pelas obras – Jo 14:12
Revelado pela Oração – Jo 14:13
Revelado pela Obediência – Jo 14:15
Revelado pelo Amor – Jo 14:15
Conclusão
Essas são algumas das formas de manifestação de Nosso Pai para nós.



Esboço Temático
O perdão
Texto Áureo – Lc. 17:3-7
1. O pendor de perdoar é um atributo de Deus. Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura e perdoa.
2. Quem não perdoa, não terá seus pecados perdoados.
3. Exigir pedido de perdão é deixar a lei interpor-se ao amor,
4. É preciso fé para perdoar ou pedir perdão.
Conclusão
Ser Cristão depende de imitar a Cristo em tudo.



Título:
Dando Graças a Deus
Introdução – Ouço sempre alguns irmãos em situações adversas deixarem de dar Graças a Deus e de glorificarem o nome de Deus indo à blasfêmia e levando outros a ela. Afinal, quando perdemos o emprego, quando estamos doentes… é certo darmos Glória a Deus???
1 – Os irmãos na fé de Daniel na fornalha – Dn. 3:17
A resposta de Hananias, Misael e Azarias foi mais do que dizer: Graças a Deus! Nos jogue na fornalha e nosso Deus nos livrará!!! Nenhum mal sucederá sobre nós. O mal que por hora nos atinge é um momento de demonstrarmos ao mundo decadente e confuso a Glória do Deus que servimos. (Ilustrar com as dificuldades passageiras, momentâneas que vivemos neste mundo, demonstrar aos irmãos que não devem desfalecer, desistir diante das dificuldades)
2 – Daniel indo para a cova dos leões – Dn 6:16
As palavras do Rei para Daniel são demonstração de fé. Leiam: “O teu Deus a quem tu continuamente serves ele te livrará”. A nossa vitória está na nossa fé. Se não Glorificamos ao nome de Deus como venceremos? Iremos lamentar os nossos erros, os nossos pecados?
(Deixar claro que não há maior autoridade do que a de Deus. Todo o Poder foi dado aos cristão por Jesus.)
3 – Conclusão
Fortalecer a ovelha fraca, animar a ovelha desanimada pelas dificuldades, alegrar as ovelhas entristecidas pelas enfermidades; estamos sujeitos a chuva e ao sol, ao emprego e desemprego. Mas, a Alegria do Senhor é a nossa força. Ne 8:10



Título:
Todos nós somos assim
Introdução – Alguns comportamentos que devemos retirar de nossas vidas. Entretanto, nada impede o agir de Deus na vida de quem Ele queira.
I – Somos dados ao queixume (Jz. 6:13)
II – Somos dados a nos sentirmos incapazes (Jz. 6:15)
III – Complexo de inferioridade (Jz. 6:17)
Conclusão – Apesar de todo nosso queixume, de nos sentirmos incapazes, cheios de complexos; o agir de Deus é incondicional.



Título:
A nossa atribulação de cada dia
Introdução – Por falta de leitura da Bíblia alguns irmãos repudiam irmãos com problemas: “atribulados”. A teologia da prosperidade é responsável por isso. Veja o que nos ensina a Bíblia.
I – Em tudo somos atribulados. (II Co. 4:8-9)
II – Aqueles que forem fiéis a Cristo passaram por tudo isso. (Mt. 24-9)
III – Devemos nos sentir cheios de consolação e transbordantes de gozo (alegria). (II Co. 7:4)
V – Atravessar a tribulação com confiança e fé na providência de Deus produz alegria nos irmãos. (II Co. 2:4)
Conclusão – Não devemos nos julgar, nem nos sentirmos melhor ou pior do que determinado irmão. A cada um cabe a sua parte de tribulação.
Caetano Barata


Título:
As conquistas de Jesus
I – aniquilou o pecado – Hb 9:26
Isto és, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar pelo sacrifício de si mesmo o pecado.
II – Crucificou o nosso velho homem – Rm 6:6
Sabendo isto que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos ao pecado como escravo.
III – Sarou nossas enfermidades – I Pe. 2:24
Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados.
IV – Nos deu entrada no santuário celestial – Hb 10:19-22
Pedir a alguém para ler
V – Aniquilou a satanás e suas obras – Hb 2:14
Visto, pois, que os filhos tem participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber o diabo.
Conclusão
A obra do Senhor Jesus foi completa e eficaz para nos dar a Vida Eterna. Não endureça o vosso coração hoje que o Espírito Santo de Deus fala com você. Mude sua vida e reconheça a Cristo Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.



Título:
Atitudes de Comunhão com Deus
Introdução
Nós temos dito que não somos desse mundo, entretanto, todas às vezes que somos roubados ou somos prejudicados de algum modo, dificilmente deixamos para lá. Neste esboço quero deixar 3 conselhos, dentre eles admoestações do apóstolo Paulo.
Na leitura do livro Se, do Dr Pedro Pereira Feitosa, na pagina 112 e 113, quando esse discursava sobre irmãos que foram à delegacia denunciar roubo na igreja e contenda na igreja que foi parar na delegacia; eu meditei sobre a necessidade de pregar sobre como proceder nessas circunstâncias. De forma que gostaria de fazer como um velho pastor: Isto, não é verdade. É coisa que inventam para denegrir o Evangelho.
Os exemplos citados pelo Dr Pedro Feitosa são de completa derrota para nós do Evangelho. Entretanto, fica a pergunta: Mas, irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante os incrédulos? O apóstolo Paulo continua: Por que não sofrei antes a injustiça? Por que não sofrei antes o dano?
I – Como tratar um irmão faltoso
Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o como se fosse a mim mesmo. E se algum dano te fez, ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta. (fico com vontade de comentar, mas não é necessário). Fm 17:18
II – Prejuízos espirituais por brigarmos por bens do presente século
O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofrei antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? I Co 6:7
III – O se morder entre irmãos
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos. Gl 5:15



Título:
A morte não limita a nossa esperança
Mensagem evangelística e também para Culto Fúnebre
Introdução: Para muitos a morte é o fim. Morreu acabou. Mas, não é. A morte é o princípio da eternidade: eternidade com Deus ou sem Deus.
Texto Áureo: I Co 15:16
I A morte não é o fim porque os mortos ressuscitarão. Se não fosse assim, Jesus não teria ressuscitado.
II. I Co 15:17 – Sem Cristo ressuscitar é vã a nossa fé. (lembrar a incredulidade dos da época de Cristo e os da atualidade que não acreditam na ressureição de Jesus, o Cristo de Deus)
III – I Co 15:18 – E não haveria esperança para os mortos.
IV – Pelas dificuldades da vida, sem a ressureição de Cristo seríamos infelizes.
Conclusão: Ap. 20:6
Para ter parte na primeira ressureição é preciso confessar a Cristo como Senhor e Salvador.


Título:
No Vale da Privação
Sentindo a presença de Deus
Texto Áureo: Ez. 37:1-6
Introdução
Não há ausência de Deus e de vida eterna em nenhum vale.
I – Como?
Podemos chegar ao vale por qualquer motivo; Deus não deve ser questionado. Muitas vezes, chegamos ao vale pela ausência de saúde, ausência de paz no trabalho, ausência de alimentos.
II – Por quê?
Deus quer demonstrar o Seu cuidado e disciplina para com aqueles a quem Ele ama.
III – Onde está Deus?
A idéia da ausência de Deus é grave. A Bíblia sustenta que somente o pecado pode separar o homem de Deus. Deus está atuando em favor dos que estão no Vale.
IV – Quando isso acaba?
Ez. 37:4 e 37:9
Profetiza sobre esse ossos. A palavra que está em nós tem poder. Ela nos deixa limpos. Foi a garantia que Jesus nos deu.
V – Conclusão
Alimentar nos irmãos a certeza de que nós temos a capacidade de profetizar a vitória sobre qualquer vale. Deixando claro que nossas crenças são determinantes para a vitória em Cristo Jesus. Somos mais do que vencedores.



Título:
Perdidos do Filho
Texto Áureo – Lc. 2:41-52
Introdução – Sermão evangelístico e doutrinário. Os pais de Jesus o perderam de vista. Mas, voltaram o caminho já percorrido até o encontrar fazendo a vontade do Pai.
1. Nos perdemos de Jesus quando esquecemos quem é o centro do Evangelho. Valorizamos os rituais e não mantemos os olhos NELE: Jesus. Lc. 41-43
2. Nos perdemos de Jesus quando pensamos que ELE – JESUS – está entre os parentes e amigos. V.44
Muitos dizem durante anos: minha mãe é cristã, ela ora por mim; meu pai é pastor, a bênção está sobre a minha casa. Infelizmente, ninguém é salvo através de homens. É necessário compromisso com Jesus.
3. Por fim nos perdemos de Jesus quando O procuramos no lugar errado.
Jesus foi encontrado por seus pais pregando a palavra de Seu Pai. (Lc 2:46-47) Ele está onde tem dois ou três reunido em seu Nome, obviamente fazendo a vontade do Pai.
Conclusão
Para se fazer a vontade do Pai é preciso estar pregando a Sua palavra.



Título:
Na hora da Santa Ceia
Texto – Ap. 22:14-15
Preâmbulo – Dói em mim muito ver sempre as mesmas leituras do texto áureo de I Co para a mensagem do culto de Ceia. Aqui publico um outro esboço fora daquele texto áureo. Deus continue nos abençoando.
I – Bem-aventurados aqueles que lavam as sua vestiduras ( no sangue do Cordeiro)
1.1 Explicar como é possível limpar para aqueles que não são da membresia.
2.2 Explicar como é possível manter limpas as vestiduras.
2.3 Demonstrar a recompensa por manter-se santificado.
II – Quais os que ficarão de fora?!
2.1 – Os cães – são os maus obreiros (aqueles que só fazem o que manda) e os obreiros fraudulentos (os que vivem na exploração da obra em benefício próprio).
2.2 – Os feiticeiros – aqueles que praticam a feitiçaria.
2.3 – Os impuros – aqueles que escolheram a impureza.
2.4 – Os assassinos – lembrar bem os assassinos espirituais (aqueles que matam seus irmãos com críticas e desprezo)
2.5 – Os idólatras – os ídolos não são somente os santos católicos ( os ídolos mundanos deste século, inclusive seus times preferidos na segunda e terceira divisão… tem crente que faz tudo pelo bahia não faz nada pelo seu próximo)
2.6 – Todo aquele que ama e profere (pratica) a mentira
Conclusão – aqueles que tem procedido assim… este é o momento de pedir perdão a Deus e zerar as diívidas. E comer e tomar do Corpo e do Sangue do Cordeiro!!!



Título:
Sabedoria Análoga ao Senhor
Texto – Pv 1:23-33
Preâmbulo – Buscamos as mesmas bênção que os ímpios?!
I – Convite a atentar à repreensão da sabedoria; esperar o Espírito e conhecer as suas palavras. V.23
II – A sabedoria clama? V.24
III – O homem vira as costas a agir com sabedoria. V.25 e V. 29
IV – A sabedoria dá o juízo. V. 26
V – 1ª Consequência por abandonar a sabedoria. V. 27
VI – 2ª Consequência não serão ouvidos.
VII – 3ª Consequência V. 31 e V. 32.
VIII – A Esperança V.33



Título:
O passado está morto e enterrado
Sub-Título – Pare de viver no passado
Texto – Lc. 9:60
I – Se está morto e enterrado, não há porque ficar lembrando.
II – Algo que está morto não pode nos causar um abalo emocional.
III – Crenças inconscientes forjadas no passado impedem novas convicções.
IV – Pessoas vivas espiritualmente estão crescendo e aprendendo coisas novas.
V – Viver com padrões do passado é deixar os mortos enterrar uma nova vida.
Depois de leitura do livro, Jesus, o maior psicólogo que já existiu. PG. 60



Título:
Assépcia espiritual
Texto Áureo – Apc. 22:11
Injusto – Injustiça
Imundo – imundície
Justo – Justiça
Santo – Santificar-se
I – A injustiça é toda ação que prejudica o próximo.
II – O imundo é toda sujeira repugnante da injustiça.
III – Justiça é o júbilo da autação da ética Cristã.
IV – Santificar-se é limpar-se de toda injustiça.



Título:
O Espírito e o seu fruto de mansidão que no Cristão glorificam a Deus
Sub-título – como agir quando nos afrontarem
Dois exemplos: Jó e Davi
1. Vivemos num mundo cercado de contrastes e adversidades. Temos um adversário natural (o diabo) e outros adquiridos (invejas e cobiças). Por isso devemos ter uma estratégia preparada para os difíceis momento de confronto direto e indireto.
2. A primeira estratégia a ser usada é a de não revidar.
2.1 Quando revidamos descemos ao nível do oponente.
2.2 Muitas vezes nos tornamos pior do que eles.
2.3 Nos colocamos no lugar de Deus.
3. Temos que agir diferente, sem reagir, por quê? Para não contendermos contra Deus
3.1 Lembremos a frase de Jó a sua mulher: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Isto é, aceitamos o bem com alegria e não quer o mal também.
3.2 Davi nos deu um exemplo em Baurim quando afrontado por Simei. 2 Sm 16:5
3.3 Ser diferente dos demais (Davi disse: Porventura o SENHOR olhará para a minha miséria; e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia.)
Isto é, deixe que ele me humilhe, quem sabe Deus não vê e me paga esse mal com o bem.
Conclusão
Quem quer servir a um Deus que nos defende, nos ama e quer o melhor para nós em todos os momentos. Não se justifique, não se defenda. Deus está vendo tudo e seus olhos contemplam os bons e os maus.



Título:
Salvação garantida
Rm 4. 4-5
Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.
1. Abraão creu sem vê. Foi justificado pela fé, dentre outros que estão na galeria da fé. Hb 11:8-22
2. Essa é a base da reforma – Sola Fide (Fé somente)
3. As obras transformam a fé na morte de Cristo Jesus ineficaz para a Salvação do homem.
Conclusão
Demonstrar que o homem busca fazer o melhor, (obras) movido pelo Espírito Santo de Deus . Obras humanas, como manutenção da salvação concluem-se em obras mortas por não alcançarem o intento (exibir a salvação ou salvar o homem). Enfim, sem Jesus não há salvação.


Título:
Edificando um altar
Gn 8:20
1. O Senhor Sentiu o cheiro suave e fez uma aliança
2. O altar é o lugar de visão e de concerto (Am 9:11)
3. O altar é o lugar de tomar conhecimento, revelação dos mistérios de Deus (Lc. 8:10)
4. O Senhor manda Gideão derrubar o altar de Baal (Jz 6: 24-26)
Levar o ouvinte a confrontar-se com a necessidade de aliança com o Senhor.
Derrubar os velhos altares (prostituição, bebedice, mentira, etc. etc.)
Apelar sem técnicas, sem forçar. Mas, demonstrando a necessidade de um ato público, a aliança com Deus necessita de confissão diante dos homens.



Título:
O mentiroso, não é de Deus
Texto – Ef. 4:24
Proposição – Exibir de onde os frutos da mentira provêm.
I – O Espírito da mentira enganou Eva e Adão.
II – Abraão mentiu e seu filho Isaque aprendeu a mentir com Abraão.
III – Isaque mente e Jacó aprende a mentir com Isaque.
IV – Jacó mente e seus filhos, menos José aprende a mentir com Jacó.
Oração Interrogativa – Por quê mentimos?
1. Avareza (Judas, Ananias e Safira)
2. Inveja (Os irmãos de José)
3. Soberba ( Nabucodonosor)
4. Ciúmes ( Caim)
5. compleoxo de inferioridade ou superioridade
6. Medo
7. Auto Piedade
8. Cobiça
9. Concupiscência
Conclusão – A mentira é sútil – emergencial, util e serviçal.
É uma das marcas do Anti Cristo (II Tess. 2:9) É peculiar do diabo (Jo 8:44) A parte dos mentirosos será no lago de fogo (Ap. 12:22)



Título:
Sou Salvo? De quê?
Texto – Rm 13:11
“… a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos”
Proposição – Você está a salvo de quê?
1. A primeira possibilidade de salvação é com relação ao pretérito perfeito (passado). Fui Salvo dos prazeres mundanos; a qual, produz arrependimento (prazer em não pecar). Sendo salvo enfim do castigo, gerado pela justificação em Cristo.
(Enfatizar o significado da Justificação.)
2. Estamos salvos no presente: estou sendo salvo do poder do pecado, gerando no Cristão a santificação. (Enfatizar a necessidade de uma boa mente)
3.Estamos salvos no futuro: estamos libertos da presença eterna do pecado, transformada na glorificação. (Enfatizar a transformação do corpo corruptível em corpo incorruptível)



Título:
Dominando o corpo todo
Texto – Tg 3:8
Proposição I – através das palavras revelamos:
1. Nosso Caráter
2. Nossa maturidade cristã
3. O estado do nosso interior
Proposição II – A grande influência de um pequeno membro
1. É como o leme do navio (poder para guiar para as pedras (destruição) ou para o cais (lugar seguro) Tg 3:4
2. É como uma pequena fagulha (pode iniciar grande prejuízo aos outros) Tg 3:5
3. É como um membro venenoso ( Poder de levar outros a morte) Tg 3:4
4. É como um chicote ( Pode provocar sofrimento emocional e psicológico) os amigos de Jó em 5:21
5. É como uma navalha afiada (pode cortar relações ) Sl 57:4
6. É como uma flecha ( a distância causa grandes mal) Jr 9:8
Oração interrogativa
Por que Deus se preocupa em nos instruir contra os malefícios deste membro?
1. O mal uso da língua destrói amizades, separa amigos (pv 17:9, I co 15:33)
2. É uma influência maior quando usada para o mal (Uma boa notícia demora de chegar mas, a ruim rapidamente se espalha)
3. Através do mal uso da língua espalha-se veneno no Corpo de Cristo
Oração de Transição: Vejamos como melhoraremos nesta área
1. Pedir perdão pelos pecados cometidos com o uso indisciplinado da língua ( Is. 6:5)
2. Usar a língua única e exclusivamente para Glória de Deus (Sl. 35:28; Sl. 119:172)
3. Mantenha seu falar sempre debaixo da direção do Espírito Santo (Gl 5:18)
4. Orar e vigiar é cultivar saúde para si e para o Corpo de Cristo



Título:
O ideal do Cristão
Texto – I co 13:1:13
Proposição: O amor é o ideal pelo qual é medida a vida cristã
Oração interrogativa: O que temos que aprender acerca do amor?
Oração de transição: há três verdades principais acerca do amor que aprendemos em I coríntios 13.
I. A preeminência do amor. Vv 1-3
II. As características do amor vv 4-13
III. A permanência do amor vv 8-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário