Radio Fonte de Aguas Vivas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A tradição.

O procedimento de Jesus escandalizou a elite religiosa de sua época. Os fariseus e os escribas viram Jesus e seus discípulos violarem suas regras – regulamentos há muito tempo respeitados. Em Marcos 7 (veja, também, Mateus 15), os escribas enfrentaram Jesus porque ele não obedecia às exigências de purificação deles.
Jesus respondeu que suas tradições eram pior do que inúteis. Ele mostrou que somente os mandamentos de Deus precisavam ser guardados. Ele os acusou de invalidarem a palavra de Deus com a tradição que seguiam (Marcos 7:13). Não se tratava apenas de estarem observando regras desnecessárias; ele disse que, na verdade, eles estavam violando a vontade de Deus por causa da sua religião de origem humana. Ele disse: “Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens” (Marcos 7:7). Além disso, ele ensinou: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada” (Mateus 15:13). Jesus estava dizendo que seguir o caminho do homem na religião invalida a nossa adoração e faz com que Deus nos arranque pela raiz.
Os tempos não mudaram tanto assim. Também a nossa geração enfrenta sérios desafios das crenças e dos ensinos religiosos dos homens. Você conhece a origem das coisas em que crê, da adoração que oferece, do trabalho que realiza, da igreja que freqüenta, etc? São de Deus ou do homem? É possível acreditarmos estar fazendo a vontade de Deus (como acreditavam os fariseus), mas, na verdade, estar seguindo a vontade do homem. Gostaria de desafiá-lo a começar uma avaliação sistemática de tudo em que crê e tudo o que faz pelo Senhor – ou encontre a autoridade para suas crenças e práticas nas Escrituras, ou abandone tudo que não vem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário