Radio Fonte de Aguas Vivas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Anjos e demônios: o que a bíblia fala?


Este é um assunto recorrente nas comunidades evangélicas e muito também em outras religiões e crenças, como também é bem falado em livros e muitos filmes. Mas o que de fato são? Qual é a verdade ao seu respeito? Tem uma missão? Como são? Estão entre nós? O que a palavra de Deus menciona? Essas e outras questões tentaremos analisar agora.
Iniciaremos com os ANJOS. O termo anjo significa mensageiro em hebraico, que é mal´ach. Vemos em muitas passagens tanto no AT como no NT, tais personagens aparecendo a muitos homens como mulheres de Deus e também para estarem efetuando determinadas ordens de Deus.
Nestas passagens de anjos na bíblia percebemos que, estão na maioria das vezes dando uma mensagem ou cumprindo uma missão, em outras estão como seres ministrando alguma adoração à Deus como em Lucas 2:13-14.
Mesmo no texto acima citado, eles estão além de adorando, também dando uma mensagem aos pastores de rebanho, ao dizer que o Salvador havia nascido. A missão dos anjos é essa, mensagem ou efetuar algo. O negócio é que se faz uma mistura entre anjo, arcanjo, serafim e querubim. Cada um tem uma hierarquia diferente do outro. Vemos que em Judas o arcanjo Miguel (que é o guardião de Israel conforme Daniel 10:13,21;12:1)  contendia com o diabo (que no seu estado original era um querubim), não usou proferir algo difamatório, mas o repreendeu pelo Senhor (Jd 1:9).
Isto significa que entre eles existe uma hierarquia. A bíblia não é clara nesta definição, mas como existe o Reino de Deus, assim sendo vem a cogitação sobre hierarquias entre os seres celestiais, que como neste caso citado, podemos dizer que o arcanjo está acima de anjos, bem como os querubins (Gênesis 3:24) estão sobre os arcanjos.
É notório falar também que muitos trechos da palavra, é citado “O Anjo do Senhor ou um homem”, sendo que o tal como o escrito em Gênesis 32:24 se refere a própria teofânia acontecendo, ou seja, o próprio Jesus se mostrando para pessoas (vide também Josué 5:13-15).
Há também os anjos que não são seres celestiais, mas homens comuns usados por Deus para pastorear, ministrar ou profetizar. Em Apocalipse 1:20 notamos tal verdade.
Concluindo sobre os anjos celestiais, são seres imortais, fortes, obedecem às ordens divinas, podem também ser protetores, são guerreiros, mensageiros, não se casam, não se arrependem e não possuem a autoridade para pregar o evangelho para os humanos, pois não são feitos conforme a imagem e segundo a semelhança de Deus, ou seja, não foram chamados para serem a noiva do Cordeiro, a história deles é diferente da nossa.

Com relação aos DEMÔNIOS, a palavra de Deus também faz menção deles. O próprio Jesus os expulsava sempre de pessoas que eles estavam atormentando (Marcos 1:34).
Ora, é crido que os demônios eram nada mais que anjos (vide o livro de Judas no tocante a anjos que abandonaram seu estado original no versículo 6) que seguiram na rebelião de Satanás, um terço (segundo Apocalipse). Trocando em miúdos, são anjos caídos da Glória de Deus, destinados ao lago de fogo, porém enquanto aguardam este destino, seus corpos estão aprisionados no inferno, mas seus espíritos trazem as perturbações demoníacas para os seres humanos e até mesmo animais (como os porcos de Genesaré).
Já satanás é descrito em parte de sua história (segundo muitos estudiosos da bíblia) no livro de Ezequiel 28:11-19, onde temos um querubim que queria ser maior do que Deus, se rebelando contra Ele e sendo destituído de seus ornamentos. O apóstolo Paulo fala que um dos erros do diabo foi a soberba (1 Timóteo 3:6), que lhe trouxe tentar guerrear contra seu criador, assim vemos que ele se achou tão grande que passou na sua mente orgulhosa que poderia vencer à Deus.
Tanto o diabo como seus subordinados tem uma missão, que é matar, roubar e destruir. Se você ler o livro de Jó, verás que satanás mesmo caído, ainda obedece à Deus e até os demônios segundo o livro de Tiago temem e tremem diante de Deus, além de crer nele. Assim sendo, as pessoas que não entendem ou não crêem no porque ele existe ou se existe, se enganam ao achar que o mesmo está fora do controle de Deus. Deus não o fez perverso, mas ele mesmo (diabo) escolheu o pecado, mas ao contrário de nós, à eles não são dados o direito de se arrepender.
Há um pensamento errado também no tocante a nomes, tanto de anjos como de demônios, principalmente do último. O que não esta na bíblia é invenção do homem. Por exemplo, você não vai achar na bíblia o exu da lama, pomba gira, tranca rua; como também o anjo Prismático, anjo Rafael. Nem ao menos acharás o nome Lúcifer. A bíblia o chama diabo (acusador), satanás (que significa adversário) , maligno, serpente, besta e dragão. Na verdade Lúcifer é um nome latino dado a tradução do hebraico do texto de Ezequiel, que significa “portador da luz” (lucem ferre), sendo que o hebraico original é heilel ben-shachar que significa “filho da estrela da manhã, ou filho da alva, que era o planeta Vênus”.
Por isto não fique preocupado com qual nome você deve falar, mas sim com o tipo de espírito, se é engano, prostituição e etc.
Finalizando então, nenhum anjo vai descer do céu para pregar evangelho, mas um demônio ou o próprio diabo pode fazê-lo para enganar, pois o mesmo é pai da mentira e do engano, ao ponto de se transformar em anjo de luz. Eles (anjos e demônios) estão entre nós, você pode até chamá-los de extraterrestres, mas são seres espirituais, que possuem corpos imortais, uns para queda outros para o serviço de Deus, mas nenhum é digno de Glória ou louvor, nem de adoração e nem INVOCAÇÃO, sim, tem pessoas que ficam invocando anjos.
O que tens que invocar para ti e para a Igreja é o Espírito Santo de Deus.
É claro que tem muito mais a ser falado, mas se me aprofundar mais, muitos leitores não entenderiam. Ficaremos por aqui neste estudo. Que Cristo seja vossa Luz, a verdadeira Estrela da Manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário