Radio Fonte de Aguas Vivas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Falsos profetas: quem são, como agem e como identificá-los.



Desde a época em que a bíblia foi escrita (e posso dizer que até mesmo antes), existe este tipo de gente que quer se infiltrar no povo de Deus, colocando suas mentiras, confusões doutrinárias na mente das pessoas e com isto levam muitos ao erro, e logo sem seguida à fraqueza na fé e um decaimento espiritual.
Mas quem são os falsos profetas?
A bíblia relata sobre estes enganadores em muitas passagens, porém escolhi algumas para mostrar. Em 1 João 4:1 diz “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo fora.”
Este texto nos remete a conclusão que tal espírito de engano, sempre existiu para deturpar os ensinamentos de Deus para seu povo, se utilizando é claro de pessoas que se auto intitulam atalaias da verdade suprema, isto é, só eles estão com a verdade, para eles foi dada uma revelação especial diferente de tudo aquilo que achávamos que estaria certo. Assim levam muitos que tem a fé fraca para um engano terrível, os fazendo ter uma crença diferente da verdade bíblica.
Os falsos profetas podem se intitularem de pastores, reverendos, doutores, irmãos, anciãos, bispo, cristo, messias, apóstolos e outros. Não importa o título que usam, qualquer um destes podem ser os mentirosos, sendo que qualquer um que se intitula de Cristo ou Messias já está na cara que é um falso profeta. Por isto é necessário termos o discernimento espiritual sempre.
Podem ser pessoas que também, foram escandalizadas na Igreja ou que não se converteram de verdade e querem montar uma doutrina segundo seus pensamentos, pegando partes da palavra de moldando segundo seus conceitos, pois os mesmos não resistem aquilo que é de Deus, deturpando assim sua palavra (2 Timóteo 4:3).
Como agem os falsos profetas?
Deixo um texto importante de início para saber como os tais agem.

Mateus 7:15-23 diz:
 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”

Ora, percebemos logo de cara pontos esclarecedores sobre como agem. Primeiro se fazem de bons, dizendo que estão querendo mostrar a verdade, tirar dos olhos o engano que os outros colocaram sobre eles.
Assim surgem os que iniciam uma feroz deturpação da bíblia (2 Pedro 3:16), procurando não pregar o evangelho, mas sim destruir os pilares da unidade da Igreja de Cristo, procurando ajuntar para si seguidores de suas ideologias contrárias a Igreja.
Muitos agem pregando contra a Santa Ceia (dizendo que não é mais para fazer); dizem que a bíblia não é a palavra de Deus (nunca leram 2 Timóteo 3:16); colocam um misticismo dentro da Igreja (demonologia); fazem textos ou diálogos longos contra as ofertas e dízimos (é o ponto que mais gostam de deturpar, pois com este sabem que levaram muitos a segui-los em seu evangelho franciscano); se intitulam o Cristo (Mateus 24:24); pregam contra a Igreja (sob o pretexto que todas são produto do mundanismo); procuram instituir ritos revogados na cruz de Cristo; agem de forma sensacionalista (por exemplo: ao dizerem que não se pode mais falar o nome Jesus, só pode usar Yehoshua que é o nome certo - em outro artigo falarei sobre isto); e se utilizam de outros temas bíblicos que interpretam de maneira completamente diferente do que a bíblia revela.
Porém é necessário observarmos seus frutos (Mateus 7:16). A maioria dos seguidores ou simpatizantes destes falsos profetas, parecem que não procuram ver seus frutos, seu testemunho, o que fazem, de onde vieram, qual é a história deles. SEMPRE, em todos os casos, tem uma história recheada de escândalos, abusos, falcatruas, mentiras, dissimulação, incoerências e chego a dizer até problemas mentais e com a justiça.
Insta dizer também que tais falsos profetas (muitos deles) são detentores de “poderes sobrenaturais” que em muitos casos na verdade é o famoso poder da “persuasão”. Se observarmos o escrito em Mateus 7:22, veremos que os tais tem poderes até mesmo para expulsar demônios, efetuar milagres e “profetizar”.
Hoje em dia não é difícil encontrar tais pregadores assim. Mas de acordo com as palavras de Jesus isto nada vale como sendo algum respaldo para alguém que é de Cristo verdadeiramente (versículo 23).
Vejo não só no meio evangélico pessoas que são falsos profetas fazendo isto, como em muitas outras religiões. Saibam que os tais fazem de tudo para enganar até os escolhidos (Marcos 13:22). Quem é forte na fé não tem problema, mas por exemplo, se alguém é novo convertido ou fraco na fé, quando vê sinais de uma “imagem chorando”, ou uma “luz entrando em um quarto de um médium espírita”, ou até mesmo uma “libertação” em um terreiro, isto pode abalar seus conceitos se já estão frágeis.
Voltando para o meio evangélico, noto que os mesmos (falsos profetas) querem desvirtuar o sentido da palavra de Deus com sensacionalismos doentios.
Sempre no meio evangélico existem ondas destes loucos conspiradores. Lembro-me quando adolescente, que a onda era a “Nova Era”. Tudo era “nova era”, nas marcas de roupas, calçados, perfumes, remédios, cartões de crédito, símbolos comuns e muitas outras coisas. Depois tudo era satanismo, ocultismo, magia e paganismo. Agora a moda são os iluminatis, senhores do mundo, adoradores de mamón, são denúncias sobre denúncias de maçonaria dentro da Igreja e as sociedades secretas que estão preparando para a chegado do anti-cristo.
Meu caro leitor, quem não vê que tudo isto são coisas sensacionalistas? Não estou dizendo que não exista ou não tenha, mas ficar incutido com isto, dando uma de radar para achar onde tem e o que é? Meu amigo, isto é loucura.
Sabemos que tudo neste mundo conspira para que o poder do diabo seja manifestado, PORÉM isto se dará em tempo já profetizado (leiam depois artigos que fiz sobre o tema). Então ninguém precisa ficar se descabelando por causa disto. Vá e pregue o evangelho, leia a bíblia, ore, santifique-se e pare de ficar caçando chifre em cabeça de cavalo, ou seja, não deixe se levar por caminhos que a palavra de Deus não o mandou andar.
Como identificá-los?
É muito fácil. Todos sempre se contradizem na palavra de Deus ao tomar caminhos heréticos e conceitos humanos.
Quero utilizar como exemplo, este vídeo retirado da internet (não foi eu que editei, é bem precário, apenas copiei para utilização neste artigo, porém o que mais quero mostrar como exemplo dá para ser entendido o que é um falso profeta, anticristo e herege, como este tal de "irmão Rubens" - o sensacionalista):

Observe que os falsos profetas sempre deturpam a palavra de Deus e depois eles mesmos seenrolam em suas inverdades e sensacionalismo barato.
Sempre atacam a unidade da Igreja, isto é, para muitos não é necessário nos unirmos em um lugar para cantar, orar e ouvir pregações (acho que nunca leram Tiago 5:14 e 1 Coríntios 14:26-39 sobre a necessidade do culto).
Jamais ficam sob tutela de um pastor ou uma igreja, pelo contrário, montam a sua doutrina ou denominação; ou se excluem de tudo e em ambos se tornam líderes de si mesmos.
Ora, os mesmos nunca leram 1 Pedro 5:1-4, sendo que o próprio Pedro era pastor.
Muitos são contra os mesmos quando os pastores recebem da Igreja ajuda financeira. Nunca leram 1 Timóteo 5:17-19, onde se utiliza o termo honorário e não salário, isto é, (quem é advogado o sabe) o mesmo vai além do salário, sendo alterado segundo a produtividade do mesmo, e aqui no texto diz que os mesmos devem os receber de forma dobrada. OBS.: Coloquei esta parte inteira em vermelho, para destacar mesmo, pois mesmo quando falam mal do dízimo e ofertas na Igreja, o que querem mesmo atacar são os pastores que vivem da obra. É claro que sou contra os que abusam dos fiéis, como por exemplo a IURD.
Outro sinal de identificação é que são sempre, insubmissos, atrevidos e arrogantes às autoridades constituídas por Deus, mentem, são dissimulados, fazem comércio com os crentes (resta falar que este comércio não é com relação ao dinheiro, mas de pessoas, ou seja, usam as pessoas como objetos para sua soberba e avareza).
Falam mal daquilo que são ignorantes, pois são irracionais, pois a verdade está na frente deles, mas não querem crer nela pela dureza de seus corações.
Ajuntam sempre seguidores que são inconstantes em suas Igrejas, vivem no pecado, gostam de suas “mistificações”, ou seja, seus feitiços sobre os fracos na fé.
São avarentos de coração, filhos malditos, amam sua vaidade, provocam divisões na Igreja, abandonaram o reto caminho.
Peço-vos que leiam 2 Pedro 2:1-22; 1 João 4:1-6; 2 João 7-11.
Para finalizar esta terceira parte, quero lhes fazer uma advertência, esta da epístola de 2 João 7-11, que diz:

Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.

Por isto, nunca vos dêem crédito, nem os recebais e sempre observais suas obras como já dito, insta ainda dizer que NUNCA ganham vidas para Cristo, não pregam o evangelho, não tem um bom testemunho, são péssimos pais e companheiros matrimoniais, não têm paz consigo mesmo, por isto tentam se enganar nas suas inverdades; pregam em alguns casos a caridade, mas não a fazem, são julgadores, caluniadores, difamadores, procuram sempre briga e baixaria; por fim o que amam na verdade são a si mesmo, não querendo jamais morrer para si mesmos e viver para Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário