Radio Fonte de Aguas Vivas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dízimos e ofertas: certo ou errado?

                                                       
  Este é um dos temas, senão o mais discutido pelos descrentes e atualmente pelos “crentes”. Todo mundo conhece ou pelo menos já ouviu algo a respeito de Malaquias 3:10, onde se menciona a respeito do dízimo e no versículo 8 do mesmo capítulo se faz menção também às ofertas, que sua não observância traz a quebra só 8º mandamento (Não roubarás), ou seja, a décima parte e as ofertas, pertencem à Deus, quando nós retemos, pecamos.
Pois bem, esta é a passagem mais contundente sobre o tema, por se tratar não somente dele, mas também por esclarecer seus benefícios e automaticamente a sua não prática lhe trará o antônimo (contrário) daquilo que lhe seria benéfico.
Vemos que o dízimo nos traz a proteção contra o devorador (Joel 1:4) e sua prática nos dá uma prerrogativa que quase não temos na bíblia que seria fazer prova do Senhor, ao abrir sobre o seu povo bênçãos sem medida.
Ora, diante de tal palavra nada mais justo e certo do que atender para tal chamado para ser abençoado. Este argumento para um descrente seria inconcebível (o que no caso em tela não seria algo de se admirar, pois não são crentes). A problemática está na verdade é com os que se dizem crentes!
Ao pesquisar na internet sobre o tema, me deparo com muitos sites ou blogs de pessoas que se dizem crentes em Jesus, onde tem uma extrema aversão por dízimos e ofertas, principalmente pelos dízimos!
Em muitos combatem ferozmente o tema dizendo que isto é errado e pronto e acabou, em outros mencionam que o dízimo era algo do Antigo Testamento e atualmente só vigora as ofertas, pois no Novo Testamento só faz menção à ela (2 Coríntios 9:6-9) e não ao dízimo, outros já englobam tudo como sendo picaretagem dos pastores ao se referirem a tal “teologia da prosperidade” (farei depois um artigo sobre o tema). Em todos são encontrados opiniões divergentes das escrituras! Mas vamos por partes ao retrucar tais pensamentos e esclarecer tais controvérsias.
Primeiro - Para os que dizem que ofertar ou dizimar é errado: Jesus como sendo um bom judeu, seguidor dos mandamentos e obediente era tanto dizimísta como ofertante e em sua existência terrena jamais revogou tal ordenança, ao contrário, deu mais sentido à ela. No texto de Mateus 23:16-24 nos revela que os dízimos e as ofertas continuam, porém é necessário não esquecer da justiça, misericórdia e fé, mas em nenhum momento Jesus censurou os dizimistas ou ofertantes, pois Ele mesmo diz que tem que ter a justiça, misericórdia e fé sem omitir também as ofertas e dízimos.
Segundo – Para quem diz que atualmente só vigoram as ofertas, dízimo era algo do Antigo Testamento: em Gênesis 14:18-20 vemos Abrão nosso pai, o pai da fé, alguém que nós devemos nos espelhar, foi justificado pela fé, um protótipo de crente genuíno, ele Abrão deu o Dízimo!!!! Nesta época Moisés que foi o mediador da Lei, nem existia, o profeta Malaquias muito menos, sendo assim, Abrão quando deu o dízimo de TUDO, não agiu pela Lei do AT, mas sim o fez pela fé. Ante isto não há argumentos, o dízimo vigora normalmente em nossos dias.
O que a Igreja tem que parar também é achar que tudo que está no AT é arcaico e revogado. Jesus cumpriu e não revogou, os 10 mandamentos estão não no NT, mas sim no AT!

Veja o que colabora com isto no texto de Hebreus 7:1-10. Ora segundo este texto, agora do dízimo não é mais entrege no Templo para um levita, mas em rendição a quem é mais alto do que eles. Segundo este texto, Jesus (na figura do Rei de Salém) recebe o dízimo de Abraão, logo concluímos que o mesmo passa isto para sua Igreja, ou seja, ele não aboliu o mesmo, apenas mudou o sacerdócio.
Terceiro – E a tal “teologia da prosperidade”: como já disse, farei um artigo sobre isto, mas de antemão posso lhe dizer que prosperidade existe ao obedecermos aos procedimentos bíblicos (em todas as áreas), o problema com a tal “teologia da prosperidade” é com o desvirtuamento, ou melhor falando, mudança do foco da palavra de Deus que a princípio é a salvação, arrependimento, mudança de vida, nascer de novo, para ser rico (materialmente falando), que ser abençoado ( o sinal de Deus) é quando a pessoa possui muitos bens ou muito dinheiro e por aí vai, por hora vamos até aqui.
Espero que com está exposição sobre o tema, que você seja um dizimísta e ofertante na casa de Deus, mas que sua oferta não venha ser por imposição ou coação, mas segundo tiver proposto em seu coração (2 Coríntios 9:7), pois Deus ama a quem dá com alegria.
Em breve farei um estudo sobre a teologia da prosperidade, até onde é certo e onde ela sai do caminho correto.
Que Deus lhe abençoe e o faça próspero nesta terra que não é a nossa (a nossa é a Jerusalém celestial)!
Deixo-vos o texto de Mateus 6:20, o lugar mais seguro para seu tesouro.

4 comentários:

  1. Onde está escrito que Jesus era dizimista se ele era carpinteiro e, pela lei, os dízimos só poderiam ser dados em produtos da terra e das primicias do rebanho, mas nunca em dinheiro?

    Como servos de Cristo, e membros de Sua igreja, somos responsáveis em anunciar Sua Palavra aos que não o conhecem. Mas, faz-se necessário que entendamos Sua Palavra e ensinemos conforme ela é e não segundo nossas opiniões. É necessário que conheçamos a Bíblia, tanto o AT como o NT e entendamos a diferença que há do Velho para o Novo Testamento. Na Bíblia Deus trata com dois povos distintos; Judeus e gentios e precisamos saber o que ele tratou com os judeus e como trata conosco que somos gentios (não judeus).

    Achei que era dizimista e fui fiel a esse ensino por 25 anos. Mas aprouve a Deus permitir que meu salário atrase por um mês. Foi o suficiente para ser julgado de ladrão e infiel e afastado de minhas funções sem misericórdia. Não aceitando tal injúria mergulhei na bíblia e então, descobri que por 25 anos fui roubado. Eu não era o ladrão.

    Sobre este assunto escrevi aquilo que descobri:
    http://crentefeliz.blogspot.com.br/2012/10/dizimo-o-que-era-e-o-que-nao-e.html

    http://crentefeliz.blogspot.com.br/2013/02/dizimo-promessas-que-nunca-se-cumprem.html

    E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará (João 8:32)

    ResponderExcluir
  2. A MENTIRA E O ENGANO DA PRÁTICA
    DO DÍZIMO EM NOSSOS DIAS.

    O DÍZIMO NÃO ERA OBRIGATÓRIO NEM NO VELHO TESTAMENTO.

    DEPOIS O DÍZIMO PASSOU A SER SUGERIDO POR DEUS COMO FORMA DE ALIMENTAR O POVO LEVITA E CONSTATAR A FIDELIDADE DO POVO JUDEU.

    QUANDO DEUS DIZ LÁ EM MALAQUIAS QUE ROUBAMOS A DEUS. ELE DEUS QUER DIZER OS SACERDOTES DA ÉPOCA, ESTES ROUBAVAM O MELHOR DOS DÍZIMOS DAS 11 TRIBOS E DAVAM O QUE RECEBIAM DE MAIS FRACO. COM ISSO ESTES SACERDOTES ROUBAVAM A DEUS. NOS DÍZIMOS.


    Não existe na bíblia nenhuma referencia mandando pagar o dízimo. Abraão deu o dízimo de tudo a Melquisedeque voluntariamente. Jacó, voluntariamente fez um voto a DEUS no qual ele prometia dar o dízimo de tudo DEUS o abençoasse. Em Malaquias, DEUS não está chamando de ladrão quem não paga os dízimos. O dízimo foi instituído por DEUS em levíticos simplesmente por um motivo: Hoje, quando pecamos, temos alguém que morreu em nosso lugar, sobre o qual, mediante arrependimento, lançamos as nossas culpas. ELE morreu uma vez por todas por nossas culpas. Na época do levítico, era diferente, pois JESUS ainda não havia morrido por nossas culpas; então DEUS para expiar nossos pecados, mandou que os homens (ser humano) transferissem a culpa para um animal, o qual era sacrificado em nosso lugar. Só que tinha um problema: Israel tinha aproximadamente 3 milhões de pessoas; então era animais demais para sacrificar, o que tomaria o tempo todo; para resolver o problema, DEUS mandou que Moisés separasse uma quantidade equivalente de pessoas para atender a demanda, sendo então necessário a cada 10 pessoas mais ou menos, tirar um para atendê-los, ou seja, das 12 tribos tirou a de Levi. Para seu sustento, então as 11 tribos trariam o dízimo do que produzissem para os levitas, e dos sacrifícios que eram menos, para os sacerdotes. Eis aí então a instituição dos dízimos. Em Malaquias quando DEUS diz que estão roubando, é porque os sacerdotes estavam pegando os dízimos para eles, o que seria dos Levitas.

    HOJE O QUE DEUS QUER É QUE AJUDEMOS O POBRE DA NOSSA IGREJA PRIMEIRAMENTE. E O NECESSITADO. NÃO COM DÍZIMO MAIS COM OFERTAS DE AMOR., AMOR., AMOR. E NÃO COM LEI. IMPOSIÇÃO, E MALDIÇÃO.
    DEUS NÃO POE MALDIÇÃO EM NINGUÉM. DEUS É AMOR. AMOR. AMOR.


    ABRAÇOS. JESUS NOS AMA E JÁ PAGOU O PREÇO, NOS LIBERTOU DE TODA A LEI. E SEREMOS JULGADOS PELA GRAÇA E NUNCA MAIS PELA LEI.

    CESAR ALONSO CARRERA. Email. alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Vejam a verdade sobre o dizimo
    Afinal devemos pagar o dízimo ou não
    Saiba tudo sobre o dízimo em 
    Analisando a escritura sagrada

    http://www.analizandoaescritura.epizy.com/2016/04/04/da-dizimo-e-certo-ou-errado/

    ResponderExcluir